Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/06/2009 - 10:59

Empresa sem gestão ambiental vai ficar para trás


Novo coordenador quer ampliar ensino na área ambiental.

Assumir as coordenações de Engenharia e Gestão Ambiental é missão que Elvis Carissimi vai cumprir com muito prazer. Com mestrado e doutorado na área, ele já era professor de algumas disciplinas dos cursos, além de atuar em projetos de pesquisa ao lado do ex-coordenador e hoje pró-reitor de Pós Graduação e Pesquisa, Erwin Tochtrop. Elvis comemora o fato de chegar à coordenação no ano em que a Engenharia Ambiental da ULBRA, uma das graduações pioneiras no Brasil, completa seus 15 anos. Segundo ele, a intenção é de seguir o trabalho que vinha sendo realizado e ampliar a cultura de desenvolvimento sustentável junto à sociedade. Leia abaixo a entrevista com o professor:

ACS/Imprensa - O que avançou em políticas voltadas ao meio ambiente nos últimos anos? . Evis Carissimi - As empresas, por questão de mercado, estão adotando políticas ambientais para sobreviverem no mundo corporativo e cada vez mais competitivo. Antigamente falava-se em meio ambiente de forma filosófica e havia pouca correlação com as atividades industriais. Hoje, porém, os padrões de qualidade ambiental estão em constante atualização e diariamente surgem novas regulamentações. As corporações que querem comercializar seus produtos nos mercados interno e externo têm de implementar práticas estabelecidas pela ISO 14000, além de exigir que todos os fornecedores e prestadores de serviços também adotem essas políticas. A intenção é de criar uma rede de negócios integrada ao meio ambiente.

ACS/Imprensa – Sendo assim, a presença de um engenheiro ou gestor ambiental é fundamental... . Elvis – Certamente! Torna-se imprescindível que as empresas contem com profissionais qualificados que possam responder pela gestão ambiental. Com a criação da Lei de Crimes Ambientais, foram criadas multas pesadíssimas e o responsável técnico responde criminalmente por atividades lesivas ao meio ambiente.

ACS/Imprensa - O que destacar em produção e pesquisa em nossa universidade sobre o assunto? . Elvis – Na ULBRA, temos vários professores doutores e pesquisadores na área e todos desenvolvendo pesquisas integradas com o setor produtivo e prefeituras locais. Temos trabalhos que vão desde o monitoramento da qualidade do ar, controle da poluição do solo, gestão ambiental, minimização e reúso de águas servidas, até o tratamento de efluentes líquidos industriais e esgotos urbanos. Além dos projetos entre professores e alunos de graduação e mestrado, os trabalhos ganham importância por servir de modelo para as indústrias e prefeituras. Elas podem melhorar os processos de produção e práticas ambientais e causar grande economia. Isso se dá, através da minimização de resíduos, da reciclagem de produtos e/ou água ou da substituição de uma matéria-prima.

ACS/Imprensa - No quê a Engenharia e Gestão Ambiental poderá contribuir no futuro? . Elvis - Os alunos de Engenharia e CST em Gestão Ambiental estão fazendo a diferença dentro dos órgãos e empresas onde atuam. Recebemos elogios pelos programas, modelos de gestão e pela melhoria das questões ambientais (e econômicas!) que nossos egressos têm sugerido às organizações. Dessa forma, temos convicção de que nossos alunos são influenciadores nas mudanças e quebras de paradigmas dentro das empresas. A perspectiva a médio e a longo prazo é de que cada vez mais alunos possam atuar nas organizações e sugerir mudanças ambientalmente corretas, adjetivando o termo “ambiental” em todas as decisões que forem tomadas. Dessa forma, o meio ambiente passa a ser parte integrante da responsabilidade das empresas e órgãos públicos, e não apenas algo isolado e sem dono.

ACS/Imprensa – Até sexta-feira (05/06) teremos uma atividade em comemoração a Semana do Meio Ambiente em Parceria com a Infraero. O que ocorre lá no aeroporto Salgado Filho? .; Elvis - Temos uma exposição de pesquisas e protótipos desenvolvidos na área ambiental, além de vídeos educativos sobre o meio ambiente. Ainda, durante o período da exposição, alunos e professores da Universidade atendem os visitantes no saguão do aeroporto.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira