Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/06/2009 - 11:03

Companhias de água e esgoto marcam presença no Dia Mundial do Meio Ambiente

Ao longo desta semana (1º a 5 de junho), as ações focadas no meio ambiente se tornaram visíveis em todos os continentes. Aqui, na América do Sul, especialmente no Brasil, não poderia ser diferente. Em parceria com secretarias estaduais e municipais, escolas, empresas privadas e organizações não-governamentais, as concessionárias estaduais de água e esgoto, associadas à Aesbe, estão realizando uma série de atividades.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho, data recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente. Essa conferência foi realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Por meio do decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também decretou, no território nacional, a Semana Nacional do Meio Ambiente. Inaugurações, coleta seletiva de lixo, reciclagem de materiais, geração própria de energia e muitas palestras, encabeçam uma lista recheada de atrações, nos quatro cantos do País. Confira abaixo, o que algumas companhias estão fazendo.

Ceará - Dia 5 de junho. Dia de começar ou retomar boas práticas ambientais. Com esse espírito, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) está relançando o processo de coleta seletiva de lixo que existe na empresa, desde 2004. A solenidade será realizada na sede da empresa. De 2004 até 2008, foram separados, nas dependências da Companhia, em Fortaleza, 74,6 mil quilos de material reciclável. Isso representa uma média de 3.109 quilos coletados por mês. O material foi doado à entidade beneficente Casa do Menino Jesus. O valor arrecadado pela entidade beneficiada, ao longo de 2008, foi de R$ 14.261,50.

Em Fortaleza, seis unidades da empresa já estão envolvidas com o processo. Outros três municípios já aderiram à campanha: Quixadá, Juazeiro do Norte e Crateús. Somente em Fortaleza, em quatro anos, foram arrecadados 8.532 quilos de papel, 1.682 quilos de plástico, 285 quilos de vidro e 26.803 quilos de metal. Em Juazeiro, 6.137 quilos foram doados nos últimos seis meses.

A ação de separação do material reciclável integra a política ambiental da Cagece. A responsabilidade sócio-ambiental faz parte da missão da Companhia que é "contribuir para a melhoria da saúde e qualidade de vida, prestando serviços de abastecimento de água tratada e esgotamento sanitário, atuando de forma auto-sustentável, com responsabilidade social e ambiental". Dentro desse contexto, a idéia do projeto de coleta seletiva é promover o engajamento dos colaboradores na preservação ambiental, através da separação dos componentes que podem ser reciclados.

Minas Gerais - “A Terra é azul”, afirmou com certo encantamento o astronauta, Yuri Gagarin, ao avistar nossa gigantesca casa pela primeira vez do espaço. Coberto por enormes oceanos, o que lhe confere a famosa coloração azulada, o “Planeta Água” nunca precisou tanto da mobilização de empresas, governos e indivíduos para contribuir com sua preservação.

Nesse sentido, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) realiza importantes ações para ajudar a melhorar a qualidade de vida e preservar o meio ambiente. A contribuição da empresa passa, em muitos casos, por otimizações em seu processo produtivo.

Um exemplo é o investimento na geração de energia própria. Com a construção de uma Pequena Central Térmica (PCT), o biogás produzido na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Arrudas será aproveitado para gerar energia para a própria estação. A PCT resultará em economia de 80% de energia para a ETE. Já no Sistema Rio Manso, uma Pequena Central Hidroelétrica (PCH) aproveita a queda hidráulica da barragem e as vazões não utilizadas na produção de água tratada para gerar energia elétrica.

Em Montes Claros, o projeto Com + Água, desenvolvido em parceria com o Ministério das Cidades, visa o gerenciamento integrado das perdas de água e o uso eficiente de energia elétrica. Mas não são apenas para os sistemas de tratamento de água e esgoto que a Copasa tem desenvolvido soluções ambientalmente corretas.

Essa conduta também é usada na sede da empresa, em Belo Horizonte. Recentemente, o segundo andar do prédio do Centro de Operações (Cope) passou por reformas que proporcionaram redução de 25% no consumo de energia. Outras dependências contam também com torneiras e válvulas de descarga que minimizam o desperdício de água.

Há ainda um programa de reaproveitamento de refugo de papel para produção de blocos de anotações, além de uma parceria com a Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável (Asmare) para recolher papéis que não serão mais utilizados.

Essas ações reafirmam a função social da Copasa, que usa sua abrangência na difusão de boas práticas para que elas sejam assimiladas por outras pessoas e organizações.

Maranhão - Técnicos da Companhia de Águas e Esgotos do Maranhão (Caema) participam do “TREcológico – elegendo o meio ambiente”, que teve início nesta quarta-feira, dia 3, e se encerra no dia 5 de junho. A abertura oficial do evento acontecerá às 16 horas, no Auditório do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral, com a participação do secretário estadual de Meio Ambiente, Washington Rio Branco. Durante os três dias, serão ministradas palestras e oficinas, envolvendo técnicos e especialistas em preservação ambiental.

A Caema será representada pelos químicos Raphael Verbnnen e Iranaldo Silva, que ministram uma palestra sobre “Aspectos Gerais da Água – Tratamento, Qualidade, Poluição e Uso Racional”. Paralelamente, no stand da companhia maranhense, serão demonstradas todas as etapas do processo de tratamento de água, com exposição de banners explicativos, no hall de entrada da sede do TRE, na Areinha. Os trabalhos são coordenados por Francisco Corrêa, chefe da Divisão de Educação Ambiental da Companhia.

Além de palestras de conscientização sobre a preservação do meio ambiente, serão realizadas oficinas com os temas “ReciclArt “ e “ Confecção de puffs com garrafas PET”, cujos produtos ficarão em exposição no local.

Rio Grande do Norte - O Dia Mundial do Meio Ambiente será comemorado com uma visita da governadora, Wilma de Farias, às obras da Estação de Tratamento de Esgotos Central, às 9h da sexta-feira. Essa obra é uma das mais importantes do atual governo porque vai tratar esgotos de 21 bairros da capital (parte desses efluentes é lançada in-natura no rio Potengi). O governo está investindo R$ 63 milhões e a estrutura física será concluída até dezembro próximo. A ETE vai atender, inicialmente, 225 mil habitantes. v

De acordo com dados técnicos, a desinfecção tem por objetivo remover o índice de coliformes em cerca de 98%, de modo a permitir que os efluentes que serão lançados no rio Potengi atendam plenamente a legislação vigente de proteção do meio ambiente. O sistema por radiação ultravioleta, que será instalado na ETE, utiliza a mais avançada tecnologia em desinfecção, sem a aplicação de qualquer produto químico e conseqüentemente, sem a geração de sub-produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente, como os que são gerados com a utilização de cloro e outros produtos químicos.

Mato Grosso do Sul - A comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, no município de Coxim, começou ainda no domingo, dia 31 de maio, e se estenderá por toda a semana. A primeira ação aconteceu na Feira do Produtor, com trabalhos de mobilização educativa. A Feira do Produtor é um local tradicional em Coxim, de grande aglomeração de pessoas aos domingos. Por isso, os funcionários da Sanesul entregaram os folderes educativos, elaborados pela Gerência de Meio Ambiente, em parceria com a Assessoria de Comunicação.

Para a supervisora regional Sandra Sena, é muito importante que a Sanesul promova atividades ligadas ao meio ambiente. “Vemos, com isso, que a nossa empresa tem uma grande preocupação com a natureza e o mundo em que vivemos”. De acordo com a técnica Marivane Schio, o conhecido locutor da região, Guerino Ribolis, fez uma grande divulgação da data, falando da importância da conservação do meio ambiente.

E as atividades em comemoração à semana de preservação ambiental abrangem outras ações nas localidades da Regional Norte. Além disso, a equipe da Sanesul participará do evento “1ª Feira do Artesanato, Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia”, promovido pela Fundação Professora Clarice Rondom de Cultura, Esporte e lazer (FunRondom), da prefeitura municipal de Coxim. O evento será realizado no sábado, dia 6, na praça Flutuante, localizada à beira do rio Taquari.

Na ocasião, os funcionários da Sanesul distribuirão os folderes e os sacos de lixo para carro e exibirão vídeos educativos. No evento, haverá ainda plantio de árvores, feito por autoridades locais, além de exposição de artesanato, desfile com os produtos da Mulher Peixe, apresentações culturais, conscientização ambiental e preservação da fauna e flora.

Espírito Santo - A Cesan elaborou uma programação especial para comemorar a Semana do Meio Ambiente. A empresa participará de alguns eventos externos e realizará ações internas para os empregados. O objetivo é incentivar os empregados e a população a adotarem práticas ambientalmente corretas e usar de maneira racional os recursos, no trabalho e dentro de casa.

Desde ontem, dia 2, a Companhia marca presença na 1ª Feira de Educação Ambiental de Guarapari (Feag) em um estande, com maquete, folhetos e banners, mostrando o tratamento de esgoto e dicas de combate ao desperdício. Na quarta-feira, dia 3, às 8 horas, técnicos farão uma palestra sobre “saneamento ambiental e qualidade de vida”.

A Unidade Móvel Educativa da Cesan também estará no local ensinando para os visitantes as características das bacias dos rios Jucu e Santa Maria, como funciona o tratamento de água e de esgoto e sua importância para a preservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida da população. A estimativa da organização é que cerca de duas mil pessoas visitem a Feag.

Na quarta-feira, dia 3, às 15 horas, no Palácio Anchieta, acontece o lançamento do DVD “Saneamento: Educação Ambiental nas Escolas da Rede Pública”, que foi produzido pela Cesan, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e pela Secretaria Estadual de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb). O material ensina todo o processo necessário para a distribuição de água potável, coleta e tratamento de esgoto, além da forma correta de destinação do lixo urbano.

A empresa também participa, na sexta-feira, dia 05, da oficialização do projeto “Florestas para a Vida”, executado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) com recursos do Banco Mundial e parceria da Cesan, Incaper, Ibio, Vale, Ipema, a Conservação Internacional, Chão-Vivo e a Fundação Promar.

A Cesan já assinou um convênio de cooperação técnico financeira com o Iema em que doou R$ 2,17 milhões para o projeto, que prevê a recuperação da Mata Atlântica no Espírito Santo, utilizando as bacias dos rios Jucu e Santa Maria da Vitória como área piloto para implantação. Esses mananciais abastecem cerca de 50% da população capixaba.

Durante a Semana do Meio Ambiente, a Cesan está realizando uma campanha de comunicação interna especial para os empregados. Estão sendo divulgados cartazes e mídias digitais com o slogan “Salvar o planeta está em suas mãos”.

Também é produzido conteúdo jornalístico especial com a cobertura completa dos eventos da Cesan e do Governo do Estado, além de textos informativos com dicas sobre consumo consciente e comportamento ambientalmente correto.

No sábado, dia 6, acontece o evento “Um Dia na Cesan”, em que os empregados e seus familiares passam o dia em duas estações de tratamento: uma de água e outra de esgoto. A programação prevê palestra, teatro de bonecos e atividades lúdicas. O evento tem o objetivo de levar os familiares dos empregados para conhecer de perto os serviços prestados pela empresa nas estações de tratamento de água e de esgoto, bem como ressaltar a importância do saneamento para a saúde, a qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.

São Paulo - A Sabesp está marcando presença na “I Semana do Meio Ambiente”, entre os dias 2 e 6 de junho, no Mercado Municipal de São Paulo. Para debater as questões climáticas, economia sustentável e o envolvimento dos cidadãos, o espaço promoverá passeios, palestras e exposições sobre mudanças climáticas, geração de lixo e soluções ambientais.

Os visitantes poderão conhecer os personagens do Clubinho Sabesp, que por meio de atividades lúdicas e interativas, darão dicas e orientações sobre preservação ambiental e economia de água. Também será possível conferir o ciclo do saneamento e entender a importância do trabalho da Sabesp para a saúde da população e, principalmente, do meio ambiente.

A Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais - Aesbe é uma entidade civil sem fins lucrativos, constituída por 24 Companhias Estaduais de Saneamento Básico. Essas empresas atendem 103 milhões de pessoas com abastecimento de água, em 3919 municípios. Também prestam serviços de esgotamento sanitário a 45 milhões de pessoas, em 893 municípios. A associação está em atividade desde 1985 e nos seus vinte e quatro anos de existência vem desenvolvendo ações voltadas às questões do saneamento básico, discutindo e apresentando matérias variadas aos diversos fóruns, visando a evolução do setor. | www.aesbe.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira