Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/06/2009 - 10:28

Oportunidades no desenvolvimento sustentável do Espírito Santo

Instituto Ideias coordenará Plano Estratégico de Negócios Ambientais Amigáveis com o Clima no Espírito Santo

O Instituto de Desenvolvimento Integrado para Ações Sociais (Instituto Ideias) dará mais um passo no trabalho de articulação para o desenvolvimento do Plano Estratégico de Negócios Ambientais Amigáveis com o Clima no Espírito Santo, já realizado há três anos pelo Instituto no dia 4 de junho (quinta-feira). Na ocasião, o Governo do Estado, por meio da Seama/Iema, assinará um termo de cooperação com a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) para a elaboração do Plano. O Instituto Ideias ficará responsável pela coordenação do Plano, que tem o objetivo de gerar oportunidades, renda e postos de trabalho no setor de econegócios.

Com a assinatura, o Brasil torna-se o quinto País da América Latina a firmar uma cooperação sobre bens e serviços ambientais com a Cepal, depois de México, Colômbia, Argentina e Chile. A Cepal faz parte das Nações Unidas (ONU), criada para monitorar as políticas direcionadas à promoção do desenvolvimento econômico da região latino-americana, contribuir para reforçar as relações econômicas entre os países e promover o desenvolvimento social e sustentável.

Além do acordo entre Governo do Estado e Cepal, também serão assinadas cooperações entre o Instituto Ideias e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); entre a Seama/Iema e o Ministério do Meio Ambiente e entre os parceiros do Estado, que inclui várias secretarias, tais como a Secretaria de Estado Extraordinário de Gerenciamento de Projetos (Segep), a Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e suas coligadas, a Seama, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes) e suas coligadas, a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECT), o Sebrae-ES, o Instituto Ideias e o Iema.

“Esses acordos, além de dar largada para um Plano inovador e pioneiro no País, também são convênios para dar suporte técnico que precisaremos para sua elaboração”, ressalta a consultora e pesquisadora do Instituto Ideias, Cecília Hasner. Ela explica que o Plano é fundamental para a sensibilização de consumidores e empresários para as oportunidades do mercado do econegócio, para a promoção de toda a cadeia produtiva, a coordenação de iniciativas já existentes e o estabelecimento de ferramentas financeiras e jurídicas para fomentar outros negócios na área.

“A urgente necessidade de mitigação das mudanças climáticas globais, causadas pelo acúmulo de gases de efeito estufa na atmosfera, fez surgir um novo mercado mundial: o mercado ambiental de produtos e tecnologias amigáveis com o clima. Este Plano permitirá fomentar e impulsionar o fortalecimento de um novo e promissor setor produtivo como suporte ao desenvolvimento sustentável do Estado, criando ferramentas para dar a conhecer os produtos, tecnologias e serviços disponíveis aos consumidores e empresários”, acrescenta.

A assinatura do termo de cooperação ocorre às 10h, no Palácio da Fonte Grande, e contará com a presença do vice-governador e também presidente do Fórum Capixaba de Mudanças Climáticas, Ricardo Ferraço, além de representantes do todos os parceiros do Governo. No mesmo dia, terá início um workshop de capacitação do grupo gestor do Plano, que será ministrado pelo consultor da Cepal, Jose Leal; pelo gerente de projeto do Departamento de Gestão Estratégica do Ministério do Meio Ambiente, Shigeo Shiki; e pelo gestor público/assessor da Secretaria de Gestão Industrial do MDIC, Sérgio Figueiredo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira