Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/06/2009 - 10:31

Cedae inaugura incubadora de mudas para replantio das margens de rios


O Centro produzirá 30 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica por ano.

O vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, inaugurou no dia 4 de junho (quinta-feira), o Centro de Produção de Mudas da Mata Atlântica Manuel Gomes Archer. Estiveram presentes a secretaria do Ambiente, Marilene Ramos, e o presidente da Nova Cedae, Wagner Victer. As mudas produzidas pela incubadora serão utilizadas na recuperação ambiental e no reflorestamento das matas ciliares das margens dos rios que abastecem a região metropolitana do Rio de Janeiro.

- O Centro irá produzir anualmente cerca de 30 mil mudas de 150 espécies diferentes da Mata Atlântica. O empreendimento está sendo executado com mão de obra própria da Cedae e detentos do regime semi-aberto do projeto de responsabilidade social da companhia “Replantando Vida”. São mais de 200 apenados em processo de ressocialização - afirmou Victer.

Além de atender aos projetos de replantio de matas ciliares, as mudas produzidas no centro também serão utilizadas no reflorestamento do Morro Luiz Barata, que prevê o replantio de cerca de 50 mil mudas. Em mais uma ação do Governo do Estado com a Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a iniciativa contribuirá para conter a ocupação desordenada do solo, auxiliando ainda na melhoria dos índices de umidade e temperatura e permitindo a criação de uma área de lazer para a população. Em memória aos desaparecidos do voo Air France, a Cedae irá plantar no local uma muda em homenagem a cada um deles.

- Nessa época de mudanças climáticas, a criação da incubadora é uma demonstração clara de um compromisso ambiental do governo do Estado, em especial da Cedae - comentou Marilene Ramos.

- A Cedae está pensando no futuro da companhia com ações concretas que irão garantir a qualidade da água, como o reflorestamento de diversas áreas. Também investiu no quadro de funcionários com a criação da Universidade Corporativa da companhia - ressaltou o vice-governador.

A inauguração do Centro de Produção de Mudas da Mata Atlântica Manuel Gomes Archer é mais uma realização que vai ao encontro aos compromissos do país junto ao Comitê Olímpico Internacional para a escolha da cidade do Rio como sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

O nome do engenheiro Manoel Gomes Archer para o Centro é devido a sua contribuição na recuperação da Floresta da Tijuca. Em 1874, o engenheiro já havia plantado cerca de 80 mil mudas na floresta, que tinha sido um cafezal. O Centro funciona próximo ao local utilizado por Archer.. [Mais informações e Utilidade Pública no banner lincado no Canal Fator Público neste Portal].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira