Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/06/2009 - 11:53

No Dia Mundial do Meio Ambiente, APC alerta para o consumo eficiente de energia em data centers

A energia gerada por data centers é a maior responsável pela emissão de CO2 na área de tecnologia.

São Paulo - A APC, unidade de negócios de soluções e serviços para ambientes críticos de energia e refrigeração da Schneider Electric, celebra hoje o Dia Mundial do Meio Ambiente, destacando o aquecimento global, o desenvolvimento sustentável e a importância para o consumo eficiente de energia.

Lado a lado com o crescente debate sobre o cuidado com o planeta, tem sido inevitável o aumento do uso da tecnologia, tanto para as famílias quanto para as empresas. O problema é que não há consciência de que esta é uma área que também gera significativa contaminação ambiental.

Para gerar a eletricidade utilizada nos mais diversos produtos e segmentos tecnológicos como, por exemplo, os data centers das empresas, é exigida queima de combustíveis fósseis que emitem grandes quantidades de dióxido de carbono ou CO2, considerado um dos gases causadores do efeito estufa. "Uma pessoa normal, dependendo da sua localização geográfica e padrões de consumo gasta, em média, de quatro a seis toneladas de dióxido de carbono por ano", afirma Jesús Carmona, Country Manager da APC no Brasil. "As empresas são as principais responsáveis ela emissão de CO2 a nível mundial. Somente os data centers gastam 2% por ano, parece pouco, mas é o equivalente à toda poluição produzida pela indústria da aviação no mundo durante o mesmo período.

Este cenário proporciona grande oportunidade para as empresas reduzirem significativamente seu consumo de eletricidade e, consequentemente, seus impactos ambientais, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável. Por sua vez, os distribuidores podem vislumbrar boas oportunidade de negócio ao aconselhar as empresas a desenvolver data center mais eficiente energeticamente", completa Carmona.

A APC fornece produtos que satisfazem as normas internacionais de restrição de determinadas substâncias perigosas em equipamentos elétricos e eletrônicos, bem como ferramentas e serviços para o consumo energético mais eficiente. Entre estes, destaca-se a variedade de aplicações na web projetadas para a fase inicial do desenvolvimento de um data center.

As ferramentas TradeOff Tools, permitem que os profissionais possam testar diversos cenários relacionados à virtualização, eficiência, dimensionamento de potência, custos de capital e outros aspectos importantes do projeto. Dentro desta ferramenta, é possível acessar calculadoras de carbono e de Eficiência Energética. A primeira mostra o quanto as alterações de eficiência e carga energéticas no data center podem afetar as emissões de dióxido de carbono e os custos de eletricidade. A segunda cria um perfil do data center calculando a eficiência e o custo energético com base em características resultantes do equipamento.

Perfil da APC - A APC, unidade de negócios de soluções e serviços para ambientes críticos de energia e refrigeração da Schneider Electric, fornece produtos, software e sistemas para ambientes domésticos, escritórios e data centers, bem como aplicativos industriais líderes da indústria. Apoiada pela força, experiência e ampla rede de Serviços de Refrigeração e Consumo Crítico da Schneider Electric, a APC fornece soluções bem planejadas e perfeitamente instaladas e mantidas por todo o seu ciclo de vida. Por meio do seu compromisso com a inovação, a APC fornece soluções pioneiras e eficientes no consumo de energia para tecnologias críticas e aplicações industriais. Em 2007, a Schneider Electric adquiriu a APC e combinada à MGE UPS Systems, formou a unidade de negócios de serviços para ambientes críticos de energia e refrigeração da Schneider Electric, apresentando um faturamento de €2,6 bilhões (USD 3,7 bilhões, incluindo as vendas da APC-MGE) em 2008, que emprega 12.000 funcionários em todo o mundo. As soluções da APC incluem fornecimento de energia ininterrupto (UPS, na sigla em inglês), unidades de refrigeração de precisão, racks, segurança física e design e gerenciamento de software, incluindo a arquitetura InfraStruXure® da APC, a mais abrangente solução integrada de consumo, refrigeração e gerenciamento da indústria. A Schneider Electric, com 114.000 funcionários e operações em 100 países, atingiu vendas de €18,3 bilhões em 2008 | .www.apc.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira