Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/06/2009 - 11:56

O Reino Unido no caminho certo para dobrar as metas de Quioto

Reino Unido publica relatório de progressos de Quioto no Dia Mundial do Meio Ambiente.

O Reino Unido permanece no caminho certo para praticamente dobrar suas metas de redução de gases de efeito estufa (GEE) estabelecidas segundo o Protocolo de Quioto sobre mudanças climáticas, conforme revela o novo relatório às Nações Unidas publicado no dia 5 de junho (sexta-feira), pelo Ministério de Energia e Mudanças Climáticas (DECC).

Enquanto as comunidades de todo o mundo marcam o Dia Mundial do Meio Ambiente, promovido pelas Nações Unidas, o relatório mostra que as emissões de gases de efeito estufa do Reino Unido devem chegar a 23% abaixo dos níveis de 1990 até 2010 – um índice muito acima da meta de 12,5% estabelecida no Acordo de Quioto.

O relatório às Nações Unidas apresenta um resumo das políticas e programas em execução para ajudar o Reino Unido a praticamente dobrar sua meta de redução de emissões, assim como políticas futuras para continuar a contribuir com a redução de emissões a longo prazo. Essas últimas incluem a histórica Lei de Mudanças Climáticas, que direciona o Reino Unido para uma redução de GEE em 80% até 2050; um programa abrangente de eficiência energética nas residências; planos ambiciosos para um maior uso de fontes renováveis, nucleares e combustíveis fósseis de baixo carbono; e a promoção de cotas de emissão para o transporte aéreo, rodoviário e a indústria na Europa.

O relatório também destaca a importância de acordos internacionais na redução das emissões de carbono, e é publicado conforme o mundo se prepara para a reunião em Copenhague no final deste ano, que objetiva conseguir um acordo histórico de ações relacionadas às mudanças climáticas. O momento também coincide com a reunião de representantes oficiais na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas em Bonn, que acontecerá nesta semana para iniciar as negociações sobre o acordo, o qual substituirá o atual documento de Quioto.

A ministra para Mudanças Climáticas, Joan Ruddock, declarou: “Nosso último relatório às Nações Unidas mostra o que podemos conseguir quando o governo, as comunidades e as empresas trabalham em conjunto para reduzir emissões. Já conseguimos conquistas significativas em nosso escopo, mas sabemos que muito ainda precisa ser feito – precisamos continuar trabalhando urgentemente para reduzir nossas emissões de forma mais rápida e intensa.

“Mas nosso relatório de progressos mostra àqueles que alegam não haver alternativa à sociedade de alta emissão de carbono que essa alternativa existe. E que estamos criando essa alternativa.

“Sabemos que ações individuais somam mais de 40% das emissões e, dessa forma, convoco as pessoas de todo o mundo para aproveitar o Dia Mundial do Meio Ambiente para avaliar seus próprios impactos ambientais e tomar medidas para reduzir suas próprias pegadas de carbono.”

Perfil: O Quinto Comunicado Nacional do Reino Unido no âmbito dos relatórios da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas avalia os progressos do Reino Unido para alcançar suas metas de redução de emissões de gases de efeito estufa segundo o atual protocolo global sobre mudanças climáticas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira