Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/06/2009 - 12:01

Governador Cabral inaugura estação de tratamento da Barra da Tijuca


O governador Sérgio Cabral inaugurou na manhã do dia 5 de junho (sexta-feira), a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) da Barra da Tijuca, atendendo uma reivindicação de mais de 30 anos da população da região. A entrada em operação da nova estação vai possibilitar que o esgoto produzido nas sub-bacias da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, que são encaminhados ao emissário submarino, recebam tratamento primário antes de chegar ao seu destino final. O evento marca o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta sexta-feira.

No evento de inauguração, o governador Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes, o vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, a secretária de Estado do Ambiente, Marilene Ramos, percorreram a estação da Barra da Tijuca, acompanhados pelo presidente da Nova Cedae, Wagner Victer, que coordenou. Na inspeção, conheceram as unidades que estão tratando 1.400 litros de esgoto por segundo (120 milhões de litros por dia), que chegará a 2.800 litros por segundo (240 milhões de litros por dia) em 2011. Em todo o complexo, que coleta e trata os esgotos da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá, estão sendo investidos cerca de R$ 600 milhões.

Durante a visita, o governador e as demais autoridades conheceram o moderno “Centro de Visitação Ambiental”, que poderá ser conhecido, por estudantes, pesquisadores e visitantes em geral, detalhes técnicos do sistema de tratamento de esgotos e do Programa de Saneamento das Lagoas da Barra da Tijuca, e o “Laboratório de Análise de Esgotos”. Além das unidades de tratamento, também visitaram a nova e moderna Agência Comercial da Cedae, na Barra da Tijuca, que também foi inaugurada. A nova unidade comercial, que funcionará dentro do terreno da ETE, substituirá um antiga e pequena loja, situada em um shopping center. Após ser recebido pela bateria da Escola de Samba Unidos da Ilha do Governador, o governador ressaltou a recuperação que vem passando a Cedae, lembrando a sua promessa durante as eleições.

- Em 2006, eu e o Pezão falamos com os funcionários da Cedae que iríamos recuperar a empresa e, agora, conseguímos resgatar a companhia. A recuperação da Cedae é fruto de trabalho e perseverância, lembrou Cabral, depois de descerrar a placa de inauguração do novo complexo de tratamento de esgotos da Barra da Tijuca .

O vice-governador Luiz Fernando Pezão ressaltou o trabalho realizado pelo governador Sérgio Cabral, que permitiu que o Estado do Rio de Janeiro esteja recebendo cerca de R$ 4 bilhões em investimentos do Governo Federal, que será aplicado em vários setores da administração estadual. Sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, que está sendo comemorado nesta sexta-feira, a secretária Marilene Ramos, afirmou que ”o Dia do Mundial do Meio Ambiente não pode ser só hoje, tem que ser todos os dias”

Na cerimônia de inauguração, o presidente da Cedae ressaltou que as intervenções humanizadores como o portal da águas na entrada da ETE e a construção de uma área de lazer próxima a moderna agência comercial, que também foi inaugurada. A unidade comercial, que funcionará no terreno da estação, tem um aquário com 2000 litros de água colhida próximo a saída do emissário submarino. “Estamos realizando um sonho. Não temos apenas uma estação de tratamento, temos um complexo humanizado. Isto é uma ação de infraestrutura. Temos ainda muito o que percorrer, avisou Victer. O presidente da Cedae também anunciou que em breve acontecerá a assinatura de um convênio com a Construtora Carvalho Hosken, que possibilitará que o esgoto coletado em toda a Gleba F da Península seja transportado ao emissário Submarino.

Demonstrando estar visivelmente emocionado com a conclusão de mais uma obra, que vai melhorar a qualidade de vida aos moradores da Barra da Tijuca, o presidente da Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, Delair Dumbrowski, agradeceu pela entrada em operação da estação e disse que acredita que o programa de despoluição das lagoas da Barra e Jacarepaguá prosseguiram.

A inauguração da ETE da Barra da Tijuca é mais uma realização que vai ao encontro aos compromissos do país junto ao Comitê Olímpico Internacional para a escolha da cidade do Rio como sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

Também estiveram presentes o secretário de Estado da Casa Civil, Regis Fichtner, a secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva, o presidente da Funasa, Danilo Forte, vários secretários municipais, deputados e vereadores, além de empresários do setor

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira