Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/06/2009 - 10:41

Exposição em brasília destaca importância da reciclagem na política nacional de resíduos sólidos

A Câmara recebe na semana do Meio Ambiente exposição organizada pelo CEMPRE - Compromisso Empresarial para a Reciclagem.

Ação chama a atenção dos parlamentares para a aprovação da Política Nacional dos Resíduos Sólidos.

O Cempre - Compromisso Empresarial para a Reciclagem - inaugura no dia 9 de junho a exposição "Reciclagem - ontem, hoje e sempre" em Brasília, na Câmara dos Deputados. A mostra acontecerá durante toda a semana do Meio Ambiente, de 9 a 16/6, reunindo 30 painéis de fotos ilustrando os principais processos e agentes da reciclagem, desde seu início no Brasil até hoje. A iniciativa tem o objetivo de chamar a atenção dos parlamentares para a importância da reciclagem inserida na Política Nacional de Resíduos Sólidos, projeto de lei que tramita no Congresso há quase 20 anos e que deverá voltar à pauta nos próximos dias, com o novo texto do relator, o deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP).

A exposição ocupará um dos corredores de acesso à Câmara, e ficará à disposição para a visitação do Plenário. As fotos representam importantes etapas da reciclagem, como as primeiras experiências praticadas no país, a evolução das cooperativas de catadores, a tecnologia aplicada ao reaproveitamento dos resíduos, a diversidade dos produtos fabricados com material reciclado e a importância econômica da atividade. As imagens são reproduções ampliadas de fotos publicadas no livro que leva o mesmo nome da exposição, editado pelo CEMPRE no ano passado. "Queremos chamar a atenção para a reciclagem como indústria de grande potencial econômico, e como solução para os impactos ambientais que o descarte irresponsável do lixo causa ao meio ambiente. A Política Nacional de Resíduos Sólidos é extremamente relevante para o estabelecimento das normas gerais da destinação do lixo urbano. Uma vez aprovada, ela pode ajudar na criação de um novo mercado, de ciclos produtivos mais eficientes, na geração de mais empregos, e até mesmo na melhoria das relações de comércio do Brasil com o exterior", diz André Vilhena, diretor executivo do Cempre.

O Brasil consegue reciclar 12% do total das 150 mil toneladas de lixo geradas diariamente nas cidades e municípios, incluindo materiais orgânicos (restos de alimentos e poda de jardinagem) e vidro, plástico, papel, borracha e metal. Os outros 88% do lixo ainda seguem para aterros ou lixões, levando junto um potencial de 10 bilhões de reais/ano. "É o que o país poderia ganhar com a adoção de uma política nacional capaz de estabelecer as diretrizes do reaproveitamento do lixo", diz Vilhena.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos começou a ser debatida em 1991, por meio do Projeto de Lei 203. Entre as premissas que defende em seu texto atual, está a responsabilidade compartilhada entre sociedade, empresariado e governo pela destinação adequada dos resíduos urbanos, e o mapeamento do lixo gerado no Brasil.

Perfil do Cempre - O Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre) é uma associação sem fins lucrativos que trabalha para conscientizar a sociedade sobre a importância de reduzir, reutilizar e reciclar lixo por meio de programas de conscientização. A entidade utiliza-se de publicações, pesquisas técnicas, seminários e mantém para consulta pública um rico banco de dados sobre o assunto, em sede na capital paulista. Fundado em 1992, o CEMPRE vem sendo mantido por contribuições de empresas privadas de diversos setores. Entre elas estão: Alcoa, AmBev, Cargill, Carrefour, Coca-Cola, Femsa, Gerdau, HP, Johnson & Johnson, Klabin, Kraft Foods Brasil, Nestlé, Nestlé Waters, Nivea, Pão de Açúcar, Pepsico do Brasil, Procter & Gamble, Philips, Sadia, Sig Combibloc, Souza Cruz, Suzano Papel e Celulose, Tetra Pak, Unilever, e Wal Mart.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira