Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Umicore apresenta tecnologia inovadora para recuperação e reciclagem de metais na VIII FIMAI

A unidade de negócios Metaloquímica da Umicore, empresa de origem belga com forte atuação mundial em reciclagem de metais, participa da VIII FIMAI (Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial), que acontece até 10 de novembro, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Durante o evento, a empresa apresenta sua tecnologia ambientalmente correta e inovadora para a reciclagem de placas de circuito impresso, aparelhos celulares, baterias recarregáveis de aparelhos celulares e laptops, catalisadores automotivos e catalisadores industriais. "A empresa conta com soluções tecnológicas favoráveis ao meio ambiente para atender várias indústrias, como petroquímica, química, automobilística, eletroeletrônica e telecomunicações, entre outras. Atualmente, 30% de todo o nosso consumo mundial de metais para transformação em produtos provém de materiais de reciclagem, sendo que em alguns casos pode chegar a até 80%. Estes metais estão contidos em sucatas eletrônicas, resíduos, rejeitos e materiais exauridos. A capacidade de nossa planta na Bélgica para o processamento e reciclagem dos metais é de 250 mil toneladas de materiais por ano", enfatiza Antonio Carlos Aidar, diretor da unidade de negócios Metaloquímica da Umicore.

Além de recuperar os metais de produtos com sua vida útil esgotada, o principal objetivo da Umicore é contribuir com o crescimento sustentável. "Com as atividades de reciclagem, colaboramos para a redução da extração de matérias-primas das reservas mundiais. Cada quilo de metal recuperado e devolvido ao ciclo industrial evita que toneladas de minérios sejam extraídos para a geração de novas matérias-primas", acrescenta Aidar.

Baterias recarregáveis - As matérias-primas da Umicore estão presentes em cerca de 50% das baterias recarregáveis de Íons de Lítio (li-ion) disponíveis no mercado mundial. "Com isso, por meio de um sistema fechado, formamos um ciclo interligado de produtos e serviços para a recuperação dos principais metais possibilitando a sua reutilização para a fabricação de novas baterias", afirma Aidar.

No Brasil, a Umicore busca desenvolver parcerias com os fabricantes de celulares e operadoras de telefonia móvel para que possa oferecer uma alternativa ambientalmente correta de gerenciamento e destinação de seus resíduos. "Após coletadas, as baterias são enviadas a nossa planta na Europa para recuperação dos metais. No final do processo, a Umicore emite um certificado de reciclagem comprovando que os resíduos recebidos foram tratados com as melhores práticas de reciclagem", comenta Aidar.

Prêmio Internacional - O processo de reciclagem VAL'EAS da Umicore foi reconhecido e classificado como "A melhor tecnologia disponível para a reciclagem de baterias de íons de lítio em final de vida". A empresa ganhou o prêmio Gold Award 2004 na categoria meio ambiente, concedido pela Imprensa Européia Ambiental (EEP) em colaboração com a Federação Européia de Associações de Profissionais Ambientais (EFAEP). Essa tecnologia da empresa é considerada revolucionária na reciclagem de baterias recarregáveis de Lítio-íon e Níquel Metal Hidreto.

O VAL´EAS, desenvolvido pela Umicore, utiliza a bateria inteira na alimentação e possui vantagens, como a dispensa de pré-processamento e o uso dos componentes plásticos como geradores de energia. Além disso, o processo possui sistema de queima e lavagem de gases. Dessa forma, evita emissões gasosas poluentes na atmosfera. Por fim, as saídas sólidas do processo são os metais a serem recuperados e as escórias inertes que são utilizadas em obras civis.

A Umicore convida os interessados em conhecer esse processo na VIII FIMAI. A VIII FIMAI, acontece de 08 a 10 de novembro, das 14h às 21h , no Expo Center Norte - Pavilhão Branco, Rua José Bernardo Pinto, 333 - São Paulo-SP.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira