Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/06/2009 - 09:26

Gordon Brown propõe financiamento de 100 bilhões de dólares por ano para combate às mundanças climáticas

Com menos de seis meses para que as negociações do clima sejam realizadas em Copenhague, capital dinamarquesa, o Governo Britânico divulgou hoje suas posições sobre elementos-chave para um acordo efetivo. O Reino Unido argumenta que o acordo global sobre mudanças climáticas deve ser: • Ambicioso - limitar as mudanças climáticas em 2 graus, fazendo com que as emissões globais de gases do efeito estufa cheguem ao pico e comecem a ser reduzidas até 2020, continuando a encolher à metade dos níveis registrados em 1990 até 2050.

• Efetivo - assegurar o compromisso de cada país com forte monitoramento, comunicação e verificação; deixar os recursos fluírem para onde farão maior diferença por meio do desenvolvimento de mercados de carbono.

• Justo - Apoiar os países mais pobres para que reduzam suas emissões e adaptem-se às mudanças climáticas.

Em seu discurso, o Primeiro Ministro Gordon Brown fez uma proposta para que países desenvolvidos e em desenvolvimento cheguem a um acordo sobre novos mecanismos para financiar o combate às mudanças climáticas. Ele pediu que os países trabalhem juntos em uma cifra global de cerca de 100 bilhões de dólares por ano até 2020 para ajudar países em desenvolvimento a reduzir suas emissões, combater o desmatamento e adaptar às mudanças climáticas que já estão sendo sentidas. Ele comprometeu o Reino Unido a prover recursos adicionais em relação ao que está comprometido pel Asistência de Desenvolvimento Oficial.

Ao lançar ‘O Caminho para Copenhague’, um manifesto por um acordo global, o ministro de Energia e Mudanças Climáticas Ed Miliband disse ‘‘Este é o ponto sem volta para nosso clima e nosso futuro. Como menos de seis meses para as negociações centrais em Copenhagem, está claro que não há um plano B para o planeta.’’

‘‘O mundo não tem opção senão trabalhar junto para conseguir um acordo climático global que seja ambicioso, eficiente e justo.’’

‘‘Nosso manifesto climático coloca o público do Reino Unido na frente de nossos esforços para conseguir um acordo climático.’’

Antes dos encontros das cúpulas do G8 e das Grandes Economias na Itália no mês que vem, Gordon Brown pediu aos líderes que entrem em acordo em um novo sistema de financiamento para prover assistência adicional e certa para os países em desenvolvimento. Isto incluiria fluxos de investimento através de mercado de carbono global, novos mecanismos para conseguir financiamento público e uma proporção limitada de Assistência Oficial ao Desenvolvimento.

Os fundos também ajudariam países em desenvolvimentos a diminuir suas emissões, usar tecnologias mais sustentáveis e reduzir o desmatamento. Assim como ajudariam os países mais pobres e vulneráveis a lidar com os efeitos das mudanças climáticas que já estão acontecendo.

O Primeiro Ministro também propôs um longo alcance de entregas e arranjos institucionais para aumentar a voz dos países em desenvolvimento em como o dinheiro é gasto e também melhorar a coordenação entre todas as instituições que lidam com o financiamento para mudanças climáticas.

Gordon Brown disse a embaixadores, grupos ambientalistas e representantes do setor privado reunidos em Londres:

"O Reino Unido está determinado a assegurar um acordo internacional em Copenhague que coloque o mundo em um caminho que evite as perigosas mudanças climáticas. Todos os países devem agir, mas para ajudar os países em desenvolvimento a ter um crescimento de baixo carbono e resistente ao clima, nós precisaremos de um novo sistema de apoio financeiro para tecnologias sustentáveis, desmatamento e adaptação. Eu espero que as propostas que apresento hoje ajudem a colocar as discussões nessa direção.

Douglas Alexander, Ministro do Desenvolvimento do Reino Unido, completou:

‘‘Mudanças climáticas são uma questão de desenvolvimento. São os países mais pobres que estão mais vulneráveis ao aumento do nível do mar and clima extremo que as mudanças climáticas trarão e é vital que nosso trabalho combatendo a pobreza reflita isso.’’

‘‘É por este motivo que é necessário mais financiamento, além dos fundos de ajuda que já existem e porque o Reino Unido está abrindo caminho para ajudar os países em desenvolvimento tanto em se preparar para os impactos das mudanças climáticas quanto a construir um futuro de baixo-carbono.’’

Como parte da contagem regressiva para Copenhagem, o Governo Britânico hoje: • Publica e apresenta ao Parlamento ‘O Caminho para Copenhague’, um documento descrevendo porque um acordo climático é tão importante e colocando pela primeira vez detalhes de que tipo de acordo o Reino Unido espera conseguir.

• Distribui aproximadamente 20.000 panfletos sobre o ‘O Caminho para Copenhagem’, também disponíveis online, para escolas, centos de aconselhamento civil e bibliotecas, explicando porque um acordo global é vital and dando 15 dicas de como cada um de nós pode reduzir sua pegada de carbono como parte de um esforço global.

• Lança o www.actoncopenhagen.gov.uk – o site oficial do Governo Britânico com informações sobre as negociações em mudanças climáticas. Este funcionará como um eixo de comunicação e informações nacional e internacional no caminho para as discussões das Nações Unidas em Copenhagem, 2009.

• Apresenta a nova e remodelada calculadora de emissões de carbono, ‘Act on CO2’, na qual pessoas podem se conectar e descobrir como baixar sua pegada de carbono e economizar ao mesmo tempo. [- http://actonco2.direct.gov.uk] | Site www.actoncopenhagen.gov.uk | http://ukcp09.defra.gov.uk | http://www.decc.gov.uk/en/content/cms/news/pn062/pn062.aspx

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira