Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/04/2007 - 07:59

Protocolo de Gases do Efeito Estufa chega ao Brasil

Ferramenta ajudará empresas brasileiras a controlarem suas emissões de gases de forma sustentável

O CEBDS – Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o World Ressources Institute (WRI), realizarão o workshop “O Protocolo de Gases de Efeito Estufa (GHG Protocol) e o Desafio da Gestão do Tema das Mudanças Climáticas no Ambiente Corporativo”, no próximo dia 23, das 8h às 16h, no Salão Nobre da FGV. O evento tem como principal objetivo apresentar a ferramenta GHG Protocol e promover discussão sobre os desafios de empresas brasileiras na gestão do tema Mudanças Climáticas.

O GHG Protocol está sendo trazido ao Brasil pelo CEBDS em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. Desenvolvida pelo World Business Council on Sustainable Development (WBCSD) e o WRI, É a ferramenta de medição mais utilizada mundialmente por empresas e governos na identificação e gerenciamento de suas emissões dos gases de efeito estufa.

Essa ferramenta vem ao encontro da necessidade das empresas, devido à tomada de consciência recente sobre a real dimensão das mudanças climáticas perceptíveis em todo o mundo. Permite às empresas criarem uma estratégia consistente para o gerenciamento de suas emissões de gases de efeito estufa, causadores das mudanças climáticas globais. A ferramenta é útil para todos os setores da economia, e será adaptada à realidade brasileira.

O workshop conta com a participação de Fernando Almeida, presidente do CEBDS, Lloyd Timberlake, diretor de Comunicação do WBCSD, e Mário Monzoni, coordenador do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV. Entre os palestrantes já confirmados para discutir a importância dos temas abaixo, estão: “Mudanças Climáticas Globais: O Contexto Mundial” - Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente do Brasil.

“Mudanças Climáticas Globais: A Perspectiva Brasileira” - João Paulo Capobianco, secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente. | “Energia e Mudanças Climáticas no Brasil” – José Goldemberg, professor assistente da Universidade de São Paulo. | “Mudanças Climáticas Globais: Contexto Político e de Mercado” - José Domingos Gonzáles Migues, coordenador geral de mudanças globais do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). | “Sustentabilidade Empresarial no Contexto de Mudanças Climáticas” - Ricardo Santos Azevedo, gerente executivo da Petrobras. | “A experiência empresarial Brasileira na Confecção de Inventários de Gases de Efeito Estufa – O Caso da Empresa Votorantim” - Walter Schalka, diretor superintendente da Votorantim Cimentos, e Albano Vieira, diretor de operações da Votorantim. | “Desenvolvimento de um Inventário Corporativo de Emissões de Gases de Efeito Estufa: o GHG Protocol: Critérios de Accounting e Reporting” – Pankaj Bhatia, diretor do GHG Protocol (WRI); Taryn Fransen, coordenadora do Programa de Países em Desenvolvimento do GHG Protocol; e Angel Hsu, assistente de Pesquisa do GHG Protocol. | “Apresentação do Escopo de Futuro Programa Brasileiro” - Antonia Gawel, Energia e Clima do WBCSD; Rachel Biderman, coordenadora do Programa de Sustentabilidade Global GVces (FGV); e Marina Grossi, coordenadora da Câmara Técnica de Mudanças Climáticas e Energia do CEBDS.

Workshop: “O Protocolo de Gases de Efeito Estufa (GHG Protocol) e o Desafio da Gestão do Tema das Mudanças Climáticas no Ambiente Corporativo”, em 23 de abril, das 8h às 16h, Av. Nove de Julho, 2029, 11º andar - Salão Nobre, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo.

Perfil do CEBDS - Fundado em 1997, o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) é uma coalizão dos maiores e mais expressivos grupos empresariais do Brasil, e integra uma rede global de mais de 50 conselhos nacionais que estão trabalhando para disseminar uma nova maneira de fazer negócios ao redor do mundo. Hoje, é reconhecido como principal representante do setor empresarial que lidera um revolucionário processo de mudança: transformar o modelo econômico tradicional em novo paradigma. Atuando ativamente na integração de princípios e práticas do desenvolvimento sustentável no contexto de negócio, conciliando as dimensões econômica, social e ambiental, a entidade está envolvida em todas as ações e discussões referentes à Biodversidade e Biotecnologia, Ecoeficiência, Comunicação e Educação, Energia e Mudança do Clima, Legislação Ambiental e Responsabilidade Corporativa.

A FGV - Criada pela Fundação Getulio Vargas, a Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV-EAESP) é pioneira no ensino de Administração de Empresas no Brasil e um dos principais centros brasileiros de ensino, pesquisa, publicação e consultoria no campo da Administração.

O Gvces - O Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) é uma iniciativa da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP), que tem a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável por meio do estudo e da disseminação de conceitos e práticas de sustentabilidade em todas as suas dimensões.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira