Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/04/2007 - 07:45

Fundação SOS Mata Atlântica lança Fundos de Conservação Ambiental para a costa brasileira


Os Fundos pertencem ao Programa Costa Atlântica, criado pela entidade, que também fez entrega de embarcação para o Ibama.

A Fundação SOS Mata Atlântica lançou no dia 13 de abril, dois Fundos que integram o Programa Costa Atlântica, projeto criado pela entidade que visa contribuir com a conservação da biodiversidade, a manutenção do equilíbrio ambiental, a integridade dos patrimônios naturais, históricos e culturais e o desenvolvimento sustentável dos territórios costeiros e marinhos sob influência do bioma Mata Atlântica.

O lançamento foi no estande da ONG no Rio Boat Show, a maior feira náutica do Brasil, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. Paralelamente ao lançamento dos Fundos, a Fundação SOS Mata Atlântica, a Associação Cairuçu e o Condomínio Laranjeiras farão a entrega de uma lancha para o Ibama para apoio à fiscalização das Unidades de Conservação da região de Paraty (RJ).

O primeiro Fundo Costa Atlântica é voltado à conservação e ao fomento ao desenvolvimento regional nas zonas Costeira e Marinha sob influência do bioma Mata Atlântica, que foi criado para apoiar projetos de conservação da biodiversidade, por meio do apoio à criação e consolidação de unidades de conservação públicas na zona marinha e o uso sustentável dos recursos costeiros e marinhos.

Segundo Márcia Hirota, diretora de Gestão do Conhecimento da Fundação, o objetivo principal deste Fundo, cujo edital que permite receber incentivos será lançado na ocasião é “estimular o desenvolvimento regional na zona costeira com incentivo ao estabelecimento de atividades sustentáveis de forma a promover a melhoria na qualidade de vida das comunidades locais”.

O segundo é o Fundo Pró-Unidade de Conservação Marinha, estabelecido como um fundo de perpetuidade, com vistas a garantir a proteção, gestão e sustentabilidade das áreas marinhas protegidas atualmente. “Esta foi a melhor forma que encontramos para garantir a proteção das áreas, apoiando a gestão e garantindo a sustentabilidade das unidades de conservação marinha existentes. . Vamos desenvolver um projeto-piloto na Reserva Biológica Marinha do Atol das Rocas, em parceria com o Ibama, que poderá ser ampliado para outras unidades de conservação marinhas do Brasil no futuro”, diz Márcia Hirota.

O Programa Costa Atlântica conta com o aporte inicial de R$ 1 milhão pela empresa Copebrás e R$ 1 milhão do Bradesco Capitalização. “Estamos em busca de novos investidores ”, comenta a diretora.

Perfil do Programa Costa Atlântica - Iniciativa inédita no País e lançado em meados de 2006, o Programa Costa Atlântica tem o objetivo de contribuir com a conservação da biodiversidade, a manutenção do equilíbrio ambiental, a integridade dos patrimônios naturais, históricos e culturais e o desenvolvimento sustentável dos territórios costeiros e marinhos. “A região costeira é uma das mais degradadas no mundo e uma das que mais sofrem grandes intervenções como superpopulação e extrativismo”, diz Marcia Hirota, diretora de Gestão do Conhecimento da Fundação SOS Mata Atlântica.

Nesta primeira fase, de 2008-2010, o programa contempla ações em cinco áreas prioritárias dentro da área abrangida pelo Programa Costa Atlântica: o Estuário do Jaguaribe (CE), a Costa dos Corais (PE/AL), Canal de Santa Cruz-Itamaracá (PE), a Baía de Camamu (BA), a Baia de Todos os Santos (BA), a Baía de Ilha Grande (RJ), o Complexo Estuarino-Lagunar Iguape-Cananéia (SP) e as Baías Babitonga-São Francisco do Sul (SC), Lagoa do Peixe (RS).

Sobre a Fundação SOS Mata Atlântica - Criada em 1986 por um grupo de ambientalistas, cientistas, empresários e jornalistas, a Fundação SOS Mata Atlântica é uma entidade de direito privado e sem fins lucrativos. Gerida por um conselho administrativo, composto por profissionais de diversas áreas, seu principal objetivo é defender os remanescentes da Mata Atlântica e valorizar a identidade física e cultural das comunidades existentes no bioma, buscando seu desenvolvimento sustentável.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira