Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/08/2009 - 09:42

OSRAM investe em tecnologias sustentáveis

A multinacional alemã, líder em iluminação, busca alternativas eficientes e viáveis para gerar menor impacto por meio de processos produtivos e produtos eficientes.

São Paulo– A sustentabilidade tem se tornado um tema cada vez mais freqüente para as empresas. No entanto, é preciso que, além de se discutir sobre as possíveis medidas para a redução dos prejuízos ao meio ambiente, planos e estratégias sejam colocados em prática. É exatamente isso que a OSRAM busca fazer. Com um portfólio de produtos eficientes e econômicos, como lâmpadas Halógenas Energy Saver, Fluorescentes Compactas, Fluorescentes Tubulares e as soluções em LEDs, a empresa visa a economia de energia e, consequentemente, a preservação dos recursos naturais, por meio da menor emissão de CO2.

Um exemplo de que a consciência ambiental é uma das prioridades da instituição é a quantidade de produtos sustentáveis que são comercializados. Segundo Roger Michaelis, presidente da OSRAM, eles representam 60% das vendas da empresa. “Nossa meta é atingir 80% em 10 anos”, afirma.

Projetos e parcerias de sucesso - “Nosso objetivo é valorizar a marca da empresa com iniciativas sustentáveis. Para muitos, isso significa apenas utilizar papéis recicláveis. Mas nós não vemos dessa forma, tanto que realizamos um projeto piloto para a geração de energia de forma sustentável que dispensa a necessidade da rede elétrica (OFF GRID). Isso porque mais de um quarto da população mundial não conta com esse bem, pois, para o governo dos países em que vivem, esse tipo de geração é inviável”, pronunciou o presidente da multinacional alemã. Exemplo dessa ação ocorre no Lake Vitória, no Quênia, e tem por objetivo produzir luz a partir do Centro de Energia OSRAM, que utiliza a energia solar para que as pessoas recarreguem baterias e acendam lâmpadas e assim consigam iluminar seus lares e residências.

Mais do que isso, em torno do Lago Vitória existem cerca de 30 milhões de pessoas que não têm acesso a uma fonte de energia permanente e produzem luz através da queima de querosene que, além de prejudicar a saúde, causa um enorme dano ao meio ambiente. Com este projeto podemos evitar a emissão de 67 milhões de toneladas de CO2 a cada ano na atmosfera africana. Agora, a população passou a ter uma opção de luz mais eficiente e “limpa”.

A OSRAM é uma pioneira no campo de soluções independentes de rede elétrica fixa. E tem orgulho em ser o primeiro fabricante de lâmpadas no mundo a oferecer um método de iluminação sustentável para regiões sem redes estruturadas de energia. Tanto que, recentemente, outra prova do trabalho sustentável da OSRAM foi dada em Vizag, na Índia. Lâmpadas incandescentes foram trocadas pelas Energy Saver, que consomem em média 80% menos energia e, com isso, reduzem as emissões de CO2 no planeta. Por essa iniciativa, a multinacional alemã recebeu da ONU (Organização das Nações Unidas) o certificado CDM (Clean Development Mechanism). A idéia é expandir esse projeto para mais países emergentes e em desenvolvimento ao longo dos próximos anos.

Ainda levando em conta a emissão de gás carbônico na atmosfera, a OSRAM fez parte de uma parceria de sucesso com a ONG SOS Mata Atlântica. A empresa, com o apoio da organização, participou da feira Expolux 2008 e foi premiada com o certificado de Carbono Neutro, quando todo o gás emitido para a produção e manutenção do stand foi neutralizado pelo plantio de árvores capazes de reaproveitar esse poluente. Além disso, em 2009, também foi neutralizado todo o carbono emitido na construção do Light Studio, ambiente construído pela OSRAM para apresentar aos profissionais do setor de iluminação as tecnologias do mundo da iluminação.

Para alcançar resultados como esse, são investidos, todos os anos, cerca de 6% dos lucros em tecnologias que permitam a produção de materiais duradouros e econômicos, dando origem a produtos com mais vida útil. Isso faz com que cada vez menos objetos nocivos tenham contato com a natureza. Além disso, todo o processo produtivo é realizado por meio de maquinários, materiais e instalações que otimizam a fabricação dos produtos, afim de que menos energia seja utilizada.

Projeção para o futuro - Quando se pensa em inovação e tecnologia em iluminação, o que está em crescimento são os LED’s. Isso porque são econômicos e têm longa vida, haja vista que 30% da energia que consomem são transformados em luz e sua durabilidade é de até 50.000 horas. Aos poucos essa tecnologia vem ganhando espaço no mercado, sendo aplicada em ambientes residenciais e até mesmo em faróis de carros, o que traz um design inovador e exige menos da bateria dos veículos. O objetivo da OSRAM é trabalhar maneiras de barateamento de custos para que em um futuro próximo os LED’s substituam as lâmpadas fluorescentes.

Aliados a esses benefícios, surgem os OLED’s ou LED’s orgânicos, que contam com a vantagem de ter uma fonte de energia formada por uma superfície uniforme geradora de luz. Isso garante muito mais flexibilidade e versatilidade ao material, podendo ser utilizado em inúmeras aplicações, economizando assim mais energia. Essa é a tendência para uma iluminação mais eficiente.

São diversas inovações possíveis apenas para uma empresa que tem paixão por iluminação inteligente e está de olho no futuro. Aliás, por falar em futuro. Já imaginou poder acender a parede ou o piso da sua casa? Ter integrado à sua parede luz, TV e computador? Parece até a descrição de um filme de ficção científica, mas acredite! Isto será possível e acessível a todos nós com o uso dos OLEDs.

Por isso, se hoje esse tipo de tecnologia é usada, em sua maioria, em telas de televisões e computadores, chegará o momento em que se difundirá e estará presente em diversas outras aplicações. Por exemplo, em um futuro próximo, poderemos aplicar placas de OLEDs nas janelas sendo possível obter iluminação natural durante o dia e uma artificial que imitará a luz do Sol quando estiver escuro. Será possível obter claridade no momento em que se achar mais conveniente, e ainda, com a luz do OLED bloquear a visibilidade externa não permitindo que pessoas enxerguem o interior do ambiente.

Outra aplicação para os LED’s orgâncos que está por vir e que também promete causar uma verdadeira revolução na maneira de enxergar o mundo é a sua aplicação no lugar de paredes sólidas. Em breve, quando uma pessoa quiser dividir o espaço de um escritório, por exemplo, será possível acender quatro paredes de luz dentro de um ambiente, criando assim uma sala com divisórias coloridas, cujo interior ninguém conseguirá enxergar.

No Futuro, passaremos a ver a LUZ não apenas como fonte de iluminação e calor, mas sim como Fonte de Vida, em qualquer ambiente. Ela será imprescindível para a realização das tarefas do dia-a-dia, podendo ainda gerar informação, cura e até confidencialidade. “Tudo isso sob nosso controle, já que seremos capazes de escolher as cores, a intensidade a posição da luz”, conclui o presidente da OSRAM, Roger Michaelis

Perfil da OSRAM - Fundada em 1906, a multinacional alemã OSRAM é a divisão especializada em iluminação da Siemens. Presente no Brasil há mais de 85 anos, a empresa está posicionada entre as duas maiores fabricantes de lâmpadas do mundo e apresentou um faturamento de 4,6 bilhões de euros em 2008. Atualmente, a OSRAM foca seus negócios na fabricação de produtos eficientes e de menor impacto ambiental, sendo que eles representam 66% das vendas da empresa no mundo. Essa gigante da iluminação emprega mais de 43.500 funcionários, possui clientes em mais de 150 países e 46 fabricas em 17 nações. [www.osram.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira