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06/08/2009 - 09:27

Coca-Cola Brasil apresenta embalagem de 290 ml com 25% de vidro a menos no Sustentável 2009

Ainda na área de embalagens, outro importante passo da Coca-Cola Brasil foi a liderança do processo de aprovação do sistema bottle-to-bottle no Mercosul. O bottle-to-bottle se encontra na fase de testes e promete revolucionar o mercado brasileiro de reciclagem, uma vez que a resina PET de garrafas pós-consumo será utilizada para a produção de novas embalagens, assim como já acontece em muitos outros países do mundo, inclusive vários da Europa, aumentando a demanda pela resina reciclada e agregando valor à cadeia de suprimentos, o que favorece especialmente catadores e cooperativas de catadores. “Nossa meta é reciclar ou reutilizar 100% das nossas embalagens. Com a utilização do processo bottle-to-bottle, haverá menor utilização de matéria-prima virgem. A expectativa é que nos próximos dez anos, até 25% da resina PET utilizada no Brasil seja material reciclado”, explica Marco Simões.

Empresa participou da plenária “Inovação em processos e produtos sustentáveis” Todas as ações apresentadas estão alinhadas com a plataforma de sustentabilidade global Viva Positivamente. A Coca-Cola Brasil utiliza 2,08 litros de água para cada litro de bebida produzido, incluindo o litro que vai dentro da embalagem, um dos melhores índices da indústria do mundo. Há 12 anos este índice era de 5 litros.

A inovação vem sendo um forte componente da Coca-Cola Brasil no modelo de sustentabilidade da sua gestão. Durante o Sustentável 2009 - 3º Congresso Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável, promovido pelo CEBEDS - Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, o vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil, Marco Simões, apresenta uma série de práticas que vêm sendo aplicadas em sua operação. Uma novidade é o lançamento da embalagem de 290 ml em formato Ultra Design, que utiliza 25% menos vidro em sua fabricação e será apresentada durante a plenária “Inovação em processos e produtos sustentáveis”.

A Coca-Cola Brasil lançou a plataforma de sustentabilidade Viva Positivamente com o objetivo de reunir princípios, valores e áreas de atuação prioritárias para que sua operação continue avançando de forma sustentável. Para isso, foram alinhados sólidos compromissos de caráter ambiental, social e econômico, tanto inerentes à própria operação, como a redução do consumo de água e o desenvolvimento de embalagens sustentáveis, quanto externos como, por exemplo, uma efetiva contribuição para redução da evasão escolar do ensino público fundamental, através dos programas de educação.

Embalagens Sustentáveis - O investimento da Coca-Cola Brasil no desenvolvimento de embalagens mais eficientes é constante e a garrafa de vidro de 290 ml em versão Ultra Design chegou este mês ao mercado, inicialmente na cidade de Ribeirão Preto/SP, com a Coca-Cola Zero. A expectativa é que a redução de 25% de matéria-prima naquela embalagem corresponda à produção anual de sete milhões de novas garrafas quando esta embalagem estiver sendo utilizada por todo o Sistema Coca-Cola Brasil, o que deve acontecer até 2011.

Outro importante exemplo é a Minitampa, para garrafas PET, com alturas da tampa e do bocal menores que a do padrão tradicional, diminuindo o consumo da resina derivada de petróleo. A projeção da Coca-Cola Brasil é de que, com a diminuição em 4 milímetros na altura das garrafas, a redução anual no consumo de PET corresponda, em 2012, ao equivalente ao material necessário para produzir 120 milhões de embalagens de 2 litros.

Sobre reciclagem, um grande destaque é o Reciclou Ganhou, do Instituto Coca-Cola Brasil, lançado em 1996. Além de estimular a reciclagem através do apoio direto às cooperativas, o programa também engaja os consumidores. Uma parceria do Instituto Coca-Cola Brasil com a rede de supermercados Wal Mart já criou 284 estações de reciclagem. Hoje, os programas de reciclagem da Coca-Cola Brasil apoiam 70 cooperativas de catadores em 21 estados brasileiros. “Iniciativas como essas contribuem para os altos índices de reciclagem no país. O Brasil é hoje o país com maior índice de reciclagem de alumínio, com 96%, e uma dos maiores em reciclagem de pet, com 53%”, completa Simões.

Água - Outro destaque da empresa na inovação para a sustentabilidade é o uso eficiente e racional da água. Hoje, o Sistema Coca-Cola Brasil utiliza 2,08 litros de água para cada litro de bebida produzido, incluindo o litro que vai dentro da embalagem, um dos melhores índices da indústria do mundo. Há 12 anos este índice girava em torno de 5 litros. O Sistema Coca-Cola Brasil segue uma política mundial para recursos hídricos baseada em três “Rs”: Reduzir a água usada na produção de bebidas; Reciclar essa água; e Reabastecer as comunidades e a natureza.

Nos 16 fabricantes de Coca-Cola no Brasil, além de Del Valle e Leão Junior, o Programa Água Limpa trata, entre outras coisas, da qualidade da água que é devolvida à natureza pelos fabricantes e da economia na utilização deste bem cada vez mais escasso no planeta. Atualmente, por exemplo, nove fabricantes e a sede da Coca-Cola Brasil no Rio de Janeiro utilizam o sistema de captação de água da chuva, inclusive como fonte bruta no processo industrial, o que pode chegar a 12% em algumas fábricas. Hoje, a capacidade de captação em todas as fábricas, incluindo a sede, é de 89 milhões de litros de água por ano.

Comunidade - Além dos programas ambientais, os programas sociais da Coca-Cola Brasil, realizados através do Instituto Coca-Cola Brasil, também são voltados para a Educação. O Programa de Valorização do Jovem completou dez anos e foi criado com o objetivo de reduzir a evasão escolar no ensino público fundamental. O Programa atende 4.800 alunos do Ensino Fundamental em nove estados brasileiros. Até hoje, já foram beneficiados mais de 30 mil estudantes. A mecânica do programa prevê que, em cada escola associada, alunos do 6º ao 9º ano com grave risco de evasão atuem como monitores de estudo de alunos do 1º ao 5º ano, igualmente com dificuldades de aprendizado. Em 2007, a taxa de evasão escolar entre os participantes do programa era de 0,9% e em 2008 não houve evasão. A média nacional registrada pelo INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - é de 6,9%.

Energia e Clima - O Sistema Coca-Cola Brasil sempre busca a melhor combinação das fontes de energia e a maior eficiência energética dos processos de fabricação e distribuição. Um dos objetivos é crescer sem aumentar as emissões de carbono. Um bom exemplo é a nova geração de geladeiras desenvolvidas com o foco na redução do consumo de energia e na substituição dos gases de refrigeração, com o objetivo de reduzir os impactos ao meio ambiente. As novas geladeiras instaladas no País proporcionam uma economia de até 50% em comparação com os equipamentos anteriores, além de utilizarem um gás refrigerante que não colabora com o efeito estufa da atmosfera.

Vida Saudável - A Coca-Cola Brasil apoia o estímulo à atividade física através de campanhas e de mensagens em suas embalagens. Desde 2006, produtos e campanhas da Coca-Cola Brasil trazem mensagens de incentivo à prática de exercícios físicos. Além disso, a empresa promove o Prêmio Pemberton, que incentiva a pesquisa científica nas áreas das Ciências Médicas, Biomédicas, Nutrição, Educação Física e Farmácia.

Ambiente de Trabalho - A Coca-Cola Brasil acredita no valor dos direitos e da força de trabalho diversificada e realiza auditorias periódicas no Sistema para se certificar que as empresas respeitam a legislação trabalhista e proporcionam um bom ambiente de trabalho.

Benefícios das bebidas - Além de hidratar, a Coca-Cola Brasil tem a responsabilidade de produzir bebidas para nutrir e refrescar. Com esse objetivo, a empresa vem ampliando consistentemente o seu portfólio de produtos para atender aos diferentes perfis de consumo. A linha de produtos inclui os refrigerantes, águas, chás, sucos, energéticos, hidrotônicos, lácteo e bebida à base de soja.

Sistema Coca-Cola Brasil - A Coca-Cola Brasil atua em sete segmentos do setor de bebidas não-alcoólicas – águas, chás, refrigerantes, sucos, energéticos, hidrotônicos e lácteos, com uma linha de mais de 150 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria. O Sistema Coca-Cola Brasil, formado pela Coca-Cola Brasil e 16 grupos fabricantes brasileiros, além da Leão Junior e Del Valle, emprega diretamente mais de 38 mil funcionários, gerando indiretamente cerca de 340 mil empregos.

Os investimentos do Sistema no Brasil somaram quase R$ 5 bilhões nos últimos cinco anos e agora, em 2009, será investido mais R$ 1,75 bilhão. A sustentabilidade é um compromisso da Coca-Cola Brasil e se reflete na forma como a empresa e seus fabricantes lidam com as pessoas e com o meio ambiente. O índice de uso de água da Coca-Cola Brasil, por exemplo, é um dos melhores do mundo. São 2,08 litros de água para cada litro de bebida produzido - menos da metade do volume utilizado 12 anos atrás. Na reciclagem, a Coca-Cola Brasil desenvolveu, através do Instituto Coca-Cola Brasil, um programa chamado “Reciclou, Ganhou” que, desde 1996, colabora para que o País seja um dos mais avançados na reciclagem de materiais. Hoje, 96% das latas de alumínio e 53% das garrafas PET são recicladas. [ Sites: www.institutococacola.org.br e www.cocacolabrasil.com.br].

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