Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/08/2009 - 08:59

Ações de ecoeficiência da Amanco trazem redução de 75% no consumo de água nos processos de produção

Economias geradas ultrapassam US$ 20 milhões. Produtos sustentáveis também fazem parte da filosofia de desenvolvimento da empresa.

São Paulo- A Amanco, um dos líderes mundiais e líder absoluto da América Latina em tubos e conexões, seguindo sua filosofia fundamentada no triplo resultado - econômico, social e ambiental - e apoiada nos conceitos de eco-eficiência, eco-design e eco-inovação, vem obtendo resultados muito positivos com a revisão de seus processos fabris e a oferta de produtos com reduzido impacto ambiental.

“A empresa busca a qualidade competitiva, visando a melhoria sustentada de seus resultados, aperfeiçoando continuamente seus processos, produtos e serviços, a fim de atender às expectativas de clientes, colaboradores e fornecedores. Esta é a visão da Amanco: implantar em nossos processos e produtos os conceitos de eco-design, eco-eficiência e eco-inovação”, conclui Regina Zimmermann, Superintendente Industrial da Amanco Brasil.

Nos últimos sete anos, o programa de reuso de água industrial permitiu à empresa reduzir para menos de ¼ o consumo de água na produção de tubos, com tecnologias de filtragem e fechamento de circuitos de resfriamento. Entre 2002 e 2008, a média de consumo de água em litros por tonelada de tubos e conexões produzida caiu para 230 litros nas fábricas da Amanco. Na planta de Joinville, a troca de tecnologia na produção de tubos para o resfriamento permitiu uma redução de 1.500 litros de água por tonelada de tubos produzidos para 60 litros.

A moderna fábrica de Suape, inaugurada em 2005, é modelo de ecoeficiência, consumindo menos de 20 litros de água/ton de tubo produzido, além de contar com um moderno sistema de tratamento de efluentes, pelo qual a água reaproveitada é também aplicada na rega de jardins, descarga sanitária e lavagem de pisos.

Os resultados na área ambiental são efetivos para a empresa. Com a redução no consumo de água de processo em 75% e a melhoria dos indicadores de ecoeficiência, ao longo dos últimos sete anos, foram geradas para a Amanco economias de mais de U$ 20 milhões.

Produtos - O processo de melhoria dos produtos da empresa segue as tendências de mercado, bem como estudos em alternativas tecnológicas, viabilização e qualidades sócio-ambientais, para, em seguida, serem lançados no mercado. Em 2008, os investimentos em desenvolvimento de novos produtos e inovação, marketing e comunicação de marca chegaram a R$ 100 milhões.

Os produtos sustentáveis da Amanco são desenvolvidos de forma que, para uma mesma função, consumam menos água e menos energia, mantendo a qualidade e a conformidade com as normas técnicas.

Exemplos são o Cellfort (tubo com tripla camada para infra-estrutura), o Novafort (tubo corrugado para infra-estrutura / coleta de esgoto) e a EcoCaixa, que permite economia de água de 33%, e possui menos peças, facilitando a desmontagem e a reciclagem.

Outros destaques são o sistema Silentium (para esgoto predial), que permite a redução de ruídos sonoros do ambiente; e as caixas d’água da Amanco, que têm melhor conservação da qualidade da água devido aos agentes Anti-UVs (raios ultravioletas).

Perfil da Amanco Brasil - A Amanco Brasil é a subsidiária brasileira do Grupo Amanco, um dos líderes mundiais e líder absoluto na América Latina em tubos e conexões. Com cinco fábricas no país e cerca de 1,6 mil colaboradores, a empresa atua nos segmentos predial e infra-estrutura. Seu faturamento líquido em 2008 foi de R$ 623 milhões. Toda a atuação da Amanco é sustentada pelo conceito de triplo resultado: econômico, social e ambiental. A Amanco está por dois anos consecutivos (2007 e 2008) entre as 20 empresas brasileiras modelo de sustentabilidade, selecionadas pelo Guia Exame de Sustentabilidade. Foi eleita em 2008 pela sétima vez seguida como uma das 150 Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil, em pesquisa realizada pelas revistas Exame e Você S/A.

Perfil: O Grupo Amanco é um grupo industrial líder na América Latina na produção e comercialização de soluções para transporte de fluídos, principalmente água, e que opera em um marco de ética, ecoeficiência e responsabilidade social. Os produtos Amanco são comercializados em 29 países das Américas e Caribe, conta com 19 unidades industriais em 14 países do continente, com mais de 6 mil colaboradores.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira