Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/08/2009 - 10:48

Grupo Santander Brasil investe mais de R$1 milhão em políticas sustentáveis

Com praticamente 100% das ações socioambientais do Real e Santander mantidas, o Grupo mobiliza clientes e funcionários para atender as necessidades das gerações atuais sem prejuízos às gerações futuras.

São Paulo - Formado em 2008 com a fusão dos bancos Santander e Real, o Grupo Santander Brasil, detentor de mais de 8 milhões de correntistas ativos, ampliou as diretrizes do desenvolvimento sustentável em todo o país. "Nós temos dois grandes bancos similares e quando nos juntamos, observamos o que de fato existia na área sustentável e para nossa surpresa havia muitas ações importantes de ambos os lados", informa em entrevista para o Programa Ações Sustentáveis da TVSA [www.tvsa.tv.br] a Superintendente de Desenvolvimento Sustentável do Grupo, Linda Murasawa.

Ela explica que o Grupo Santander Brasil traz os pontos fortes do Banco Real e do Santander e que o trabalho desenvolvido é pautado nas práticas que abrangem as questões de investimento social privado, políticas de risco socioambiental, formas de financiamento, projetos de voluntariado, questões de autorregulação como os Princípios do Equador - baseado nos padrões ambientais do Banco Mundial e nas políticas sociais do International Finance Corporation - e na adesão ao pacto contra a mão-de-obra escrava.

Dentre os programas que foram continuados, está o Amigo Real, lançado em 2002, ligado ao Estatuto da Criança e do Adolescente. "As prefeituras nos enviam projetos e a nossa equipe analisa in loco a necessidade e viabilização do projeto". A meta é auxiliar crianças em situações de periculosidade e resgatá-las para inclusão social. A média anual de investimento no programa é de R$1.500.000,00, em sua maioria, oriundo da doação de clientes e funcionários. "No início quando o valor necessário não era atingido, o banco fazia a complementação. Ano passado alcançamos 100% do valor dos projetos só com doações. O índice de adesão de funcionários é altíssimo e cerca de 70% deles chega a fazer algum tipo de doação. Há clientes inclusive, que implementaram o programa dentro de suas empresas", enfatiza.

Como política do Grupo, a análise de risco socioambiental na concessão de crédito também começou a tomar forma. "Avaliamos a questão da segurança e saúde do funcionário; questões ambientais ligadas às atividades da empresa; e treinamos nossos 50 mil funcionários para criar uma política alinhada a essas ações. É o funcionário engajado que vai conseguir transmitir ao cliente no dia-a-dia o que estamos tentando construir", conclui.

Perfil da TVSA - A TVSA é um portal de vídeo desenvolvido pelo Instituto Conteúdo Responsável (ICR), uma sociedade sem fins lucrativos que tem por objetivo disseminar informação sobre as boas práticas de sustentabilidade.

Toda a programação, voltada para as ações entre o segundo e terceiro setor, inclui programas de debates, entrevistas, cobertura de eventos e noticiários e pode ser acessada pelo portal e também através de celulares iPhone. [www.conteudoresponsavel.org.br] | Por: PR Newswire

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira