Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/08/2009 - 10:26

MAUÁ debate sustentabilidade ambiental em palestra aberta ao público

Inscrições já estão abertas.

O Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia sempre procurou participar e contribuir nas discussões sobre os grandes problemas da sociedade que envolvam a engenharia e a tecnologia como parte da solução. Para debater sustentabilidade ambiental, tema amplamente debatido em todo o mundo, a Instituição promoverá, no dia 22 de agosto, duas palestras abertas ao público. Como o título “Sustentabilidade: Atitudes e Tecnologia”, o encontro ocorrerá das 11h às 13h, no campus da Mauá em São Caetano do Sul, e contará com palestras do pró-reitor acadêmico, professor Roberto Peixoto, que abordará as ações da instituição com relação ao Inventário Estadual de Gases de Efeito Estufa do Estado de São Paulo e com o professor de pós-graduação da Mauá, Vitor Seravalli, que focará sua fala nas medidas que as empresas vêm adotando em relação a sustentabilidade. O evento é aberto ao público, as inscrições estão abertas e os interessados poderão contribuir com 2 quilos de alimentos não perecíveis, que serão destinados para o Instituto Homem & Natureza, entidade voltada ao desenvolvimento e fomento de projetos sociais e ambientais, que visam reconciliar e reparar danos ou impactos causados ao meio ambiente no âmbito do Estado de São Paulo.

O professor Vitor Seravalli, que também preside o Comitê Brasileiro do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), apresentará o tema “Sustentabilidade, a Competência do Futuro”, no qual falará sobre a necessidade, os desafios e as oportunidades em se incorporar a sustentabilidade como competência organizacional e individual. “Quando falamos da verdadeira sustentabilidade, ou seja, aquela que busca o melhor atendimento das necessidades atuais, sem prejudicar a capacidade das gerações futuras satisfazerem suas próprias necessidades, os riscos inerentes a esses desafios são grandes, mas também trazem grandes oportunidades”, afirma. De acordo com o professor, as empresas que encararem esses desafios, incorporando valores e atitudes sustentáveis em suas atividades, terão seu comportamento positivamente percebido pela sociedade.

Com a palestra “Mudanças Climáticas, Inventário de Gases de Efeito Estufa”, o professor Roberto Peixoto, pró-reitor acadêmico da Mauá e Consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Meio Ambiente (PNUMA), discorrerá sobre o fenômeno do aquecimento global e o impacto causado pelas mudanças climáticas, além de apresentar algumas das ações que estão desenvolvidas pela instituição de convênio para a realização do Inventário Estadual de Gases de Efeito Estufa do Estado de São Paulo. Assinado recentemente, o convênio - coordenado pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambienta (CETESB), prevê uma estimativa da emissão de gases de efeito estufa em todo o Estado de São Paulo. “A Mauá irá realizar um levantamento de emissões de CO2, nos setores de transporte rodoviário e aeroviário e também das emissões de gases halogenados (CFCs, HCFCs e HFCs) nos vários setores de sua utilização, dentre eles os de refrigeração e ar condicionado, espumas e solventes”, explica Peixoto.

O tema – Em sintonia com as necessidades da sociedade, a Mauá tem grande interesse em contribuir para promover as práticas de sustentabilidade ambiental. Nesse sentido, oferece em sua grade de cursos o MBA em Gestão Ambiental e Práticas de Sustentabilidade, que procura atender à demanda, cada vez mais crescente, por profissionais com novas visões de mercado e com a preocupação em buscar soluções inovadoras que garantam a sustentabilidade a médio e a longo prazos. Para o professor Roberto Lajolo, um dos organizadores da palestra e coordenador do MBA, “envolver a sociedade de uma forma mais ativa no processo de compreensão e construção das condições é o que nos levará a uma sociedade sustentável”, e isso demonstra a importância em se discutir o tema sustentabilidade ambiental de uma forma mais ampla. Por isso, diz, a importância de eventos como esse que a Mauá está promovendo porque faz com que os participantes “reflitam sobre os caminhos práticos para promover a sustentabilidade, assim como os leva a se conscientizarem das barreiras e das oportunidades que o assunto oferece”.

Palestra Sustentabilidade: Atitudes e Tecnologia , dia 22 de agosto (sábado), das 11h às 13h, no Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia - São Caetano do Sul (SP).Entrada: Contribuição de 2 kg de alimento não perecível a serem doados ao Instituto Homem & Natureza | Inscrições e informações: 0800 019 3100 ou pelo e-mail [email protected]

Perfil: O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é promover o ensino técnico-científico, visando a formação de recursos humanos altamente qualificados, que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico do País.

Fundado em 11 de dezembro de 1961, o IMT foi autorizado pelo MEC, em janeiro de 2000, a criar seu Centro Universitário com sede no Campus de São Caetano do Sul, onde são oferecidos os cursos de graduação em Design do Produto, Engenharia e Tecnologia, além do programa de Pós-graduação em Engenharia de Processos Industriais. Nesse Campus também está instalado o Centro de Pesquisas, que por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa, trabalhos orientados por professores e estágios, complementa a formação dos alunos. No Campus de São Paulo estão a Escola de Administração Mauá e o Centro de Educação Continuada em Engenharia e Administração.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira