Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/08/2009 - 10:46

Cabral inaugura mais uma obra para despoluição da Lagoa Rodrigo de Freitas


O governador Sérgio Cabral inaugurou no dia 19 de agosto (quarta-feira), a Nova Elevatória José Mariano, que faz parte de mais uma etapa do Programa de Melhoria Ambiental da Lagoa Rodrigo de Freitas. A cerimônia, que contou com as presenças do vice-governador, Luiz Fernando Pezão, da secretária do Ambiente, Marilene Ramos, e do presidente da Nova Cedae, Wagner Victer, marcou o compromisso da empresa com a recuperação da Lagoa Rodrigo de Freitas e com a balneabilidade das praias da Zona Sul, importantes cartões de visita da Cidade do Rio de Janeiro e potenciais “arenas esportivas” do Projeto Olimpíadas Rio 2016 .

Durante o evento, Cabral elogiou a execução do Programa de Melhoria Ambiental da Lagoa Rodrigo de Freitas. Além da Elevatória José Mariano, o Programa de Melhoria Ambiental da Lagoa Rodrigo de Freitas já contabiliza outras ações de igual relevância. A inauguração recente das elevatórias Saturnino de Brito, Jardim Botânico, Corte de Cantagalo, Farme de Amoedo, Caiçaras e Leblon beneficiam diretamente 180 mil moradores dos bairros do Leblon, Gávea, Ipanema, Jardim Botânico, Lagoa, São Conrado e Humaitá.

“Nesses dois anos e meio, fizemos uma verdadeira revolução ambiental na Lagoa Rodrigo de Freitas”, afirmou Cabral, lembrando que os resultados já são visíveis e que quantidade de coliformes fecais na Lagoa Rodrigo de Freitas caiu de 16.000 em 2006 para valores da ordem de 1.000 por 100 mililitros atualmente, dentro do padrão estabelecido pelo Conama para considerar a água própria para o banho.

Inaugurada na década de 50, a José Mariano passou todos estes anos sem qualquer intervenção de obras. A estação elevatória tem por finalidade transportar para o Emissário Submarino de Ipanema 6,5 milhões de litros de esgotos por dia. Para executar esta função com maior segurança e eficiência operacional todas as instalações hidráulicas, eletromecânicas e eletroeletrônicas foram substituídas por equipamentos de ponta.

“A reforma consistiu ainda na construção de novos acessos ao poço do barrilhete, caixa de registro de manobras e poço de bombas, providências que propiciam mais conforto e segurança aos profissionais de operação e manutenção. Os painéis elétricos, responsáveis pelos comandos de operação dos equipamentos, também foram substituídos, de tal forma, que todos os dispositivos necessários à interligação desta elevatória com o futuro Centro de Controle Operacional (CCO) já foram instalados, evitando, assim, a paralisação do sistema”, explicou o presidente da Nova Cedae, Wagner Victer.

Além disso, para aumentar a confiabilidade operacional foram colocados inversores de frequência em cada grupo motor-bomba, proporcionando maior eficiência no consumo de energia elétrica, além de adequar o sistema eletromecânico às grandes variações de vazões características do transporte de esgoto sanitário. O evento é mais uma realização que vai ao encontro aos compromissos do país junto ao COB – Comitê Olímpico Brasileiro, para escolha do Rio como sede dos Jogos Olímpicos de 2016. | [Mais informações e utilidade pública no banner da Cedae lincado no Canal Fator Público].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira