Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/08/2009 - 10:10

Florense: uma das maiores empresas de móveis do mundo prova que é possível investir em mobiliário respeitando o meio ambiente

Há oito anos, a Florense participa de um grupo internacional de empresas que se preocupam com o meio ambiente e mantêm um sistema de gestão ambiental com base na norma ISO 14001. Essa certificação é concedida somente após uma rigorosa série de auditorias que devem atestar um amplo comprometimento da empresa com a preservação do meio ambiente. Os critérios de gestão avaliados envolvem todos os aspectos relativos ao meio ambiente, desde origem, forma de extração e processos produtivos das matérias-primas até a destinação final dos resíduos industriais, passando por todas as etapas de usinagem, logística e manuseio de materiais. Ou seja, os processos e produtos devem ser ecologicamente corretos. A certificação, concedida pela Det Norske Veritas e homologada pelo Inmetro, credencia a Florense como green company. O soteropolitano que quiser conferir as novidades da empresa e embarcar na decoraçaõ ecológica deve ficar atento à chegada da coleção 2009/2010. Isso porque a Florense reabre suas portas em Salvador, na Alameda das Espatódias, no dia 1° de setembro.

O reconhecimento do sistema de gestão ambiental adotado pela empresa foi obtido em 2001 – a Florense foi pioneira na conquista desse certificado entre as fábricas de móveis brasileiras. O trabalho de adequação da unidade fabril para a certificação ISO 14001 começou em 1994 com a adoção do programa de Soluções Inteligentes para a Modernização (SIM). Foi quando a empresa implantou o uso de lixeiras exclusivas para cada tipo de resíduo e organizou uma campanha de conscientização dos colaboradores sobre a importância do uso de matérias-primas limpas. Os equipamentos também foram substituídos por novos, com menor consumo de energia.

A preocupação com a destinação final dos resíduos também levou a empresa a investir na construção de uma estação de tratamento de efluentes, com lagoas, decantadores e um sistema anaeróbico que permite tratar toda a água utilizada na fábrica e devolvê-la ao meio ambiente em sua forma pura. Uma nova caldeira, equipada com filtros mais eficientes, minimiza a poluição atmosférica. Neste ano de 2009, a empresa completou a instalação em sua fábrica (Flores da Cunha/RS) do maior centro de acabamentos de móveis do Brasil (entre os melhores do mundo), dotado de cabines de pintura completamente vedadas, com robôs de pintura e cortinas d’água, que captam os excessos de tintas e os conduzem à estação de tratamento; e com duas linhas de pintura de 75 metros de comprimento, também com sistemas de proteção do meio ambiente.

O objetivo dos investimentos foi tornar todo o processo saudável, desde a entrada da matéria- prima até a expedição dos móveis prontos. Todos esses cuidados resultaram numa expressiva redução do desperdício e mínima geração de resíduos – que são 100% reaproveitados na fabricação de outros produtos por empresas credenciadas pelos órgãos ambientais. Ampliando seu comprometimento, a Florense passou a selecionar seus fornecedores também dentro desses critérios, priorizando aqueles cuja produção esteja adequada aos novos parâmetros ambientais.

As madeiras nobres e exclusivas – EW (European Wood) – utilizadas no acabamento dos móveis são importadas da Itália e obtidas através de extração controlada e tecnologia ecologicamente correta, que não agridem o meio ambiente. | Andréia Vitório .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira