Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/08/2009 - 08:47

Companhias de Saneamento avaliam impactos da política de saneamento nas Américas do Sul e Central

Os habitantes das Américas Central e do Sul terão avaliados os seus serviços de água e esgoto, em 2010. As evoluções, ainda desconhecidas e fruto das novas políticas de abastecimento da população com água tratada e, também, de esgotamento sanitário, serão analisadas na segunda edição da Conferência Latinoamericana de Saneamento (Latinosan), prevista para acontecer em Foz do Iguaçu, no mês de março do ano que vem.

A realização desse megaevento que irá reunir as maiores autoridades em saneamento ambiental das Américas do Sul e Central faz parte da pauta da terceira reunião extraordinária do Conselho da Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (Aesbe), que acontece no dia 28 de agosto (sexta-feira), em Natal (RN). Os presidentes de todas as concessionárias de água e esgoto do País ou seus representantes estarão presentes para discutir as atividades e papéis frente à organização da Latinosan.

Além disso, também serão discutidos a liberação de recursos do PAC para obras de saneamento e aspectos gerais da regulamentação da lei nº 11.445/07, que terá como facilitador, o diretor de Articulação Institucional do Ministério das Cidades, Sérgio Antonio Gonçalves. E para falar sobre a flexibilização do manual de acompanhamento de obras da Caixa e, ainda, sobre a situação dos investimentos dessa instituição financeira para o saneamento, foi convidado pela Aesbe, o gerente de produtos do banco, Carlos André Lins Rodrigues.

A reunião se passa em Natal e faz parte das comemorações dos 40 anos da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). O seu presidente, Walter Gasi, anfitrião, irá falar sobre o panorama estadual do saneamento básico, citando os investimentos e apresentando dados das obras em andamento. O destaque será Estação de Tratamento de Esgotos do Baldo, na capital, cujas obras se encontram em fase de conclusão. Segundo Gasi, o Governo Estadual está investindo R$ 80 milhões na ETE do Baldo, que tem uma capacidade instalada para atender aos 340 mil moradores de 21 bairros de Natal.

A reunião acontece a partir das 10h, no Hotel Pestana e abre a comemoração dos 40 anos da Caern, que aniversaria no próximo dia 2 de setembro. | Sites de apoio: www.caern.rn.gov.br e www.aesbe.org.br

A Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais - Aesbe é uma entidade civil sem fins lucrativos, constituída por 24 Companhias Estaduais de Saneamento Básico. Essas empresas atendem 103 milhões de pessoas com abastecimento de água, em 3919 municípios. Também prestam serviços de esgotamento sanitário a 45 milhões de pessoas, em 893 municípios. A associação está em atividade desde 1985 e nos seus vinte e quatro anos de existência vem desenvolvendo ações voltadas às questões do saneamento básico, discutindo e apresentando matérias variadas aos diversos fóruns, visando a evolução do setor.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira