Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Abipet entrega prêmio EcoPET e divulga mapa da reciclagem no Brasil

São Paulo - Em cerimônia realizada no dia 7 de novembro, no auditório da Fiesp, na capital paulista, a Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet) revelou os vencedores da sétima edição do prêmio EcoPET. O concurso, instituído em 1999, tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento de projetos sócio-ambientais, pesquisas acadêmicas e boas idéias que promovam ou viabilizem a cultura da reciclagem no Brasil.

Dos 44 trabalhos inscritos, foram selecionados 10 finalistas para concorrer nesta etapa final. Na Categoria Educação Ambiental, a vencedora foi a Oscip Ação Triâgulo nas Ruas, pela campanha permanente de incentivo à separação do lixo, realizada em comunidades do ABC Paulista.

O trabalho coordenado pela pesquisadora Sandra Einloft, da PUC do Rio Grande do Sul venceu na categoria Pesquisas e Processos Inovadores. A equipe estuda a reciclagem química de embalagens PET pós-consumo. Na categoria Coleta e Separação, o Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania (Ceadec) foi o contemplado. A entidade criou a Rede Cata-Vidas que promove serviços de coleta seletiva em cidades da região de Sorocaba, no interior de São Paulo. Suas principais atividades são as qualificações profissional e sócio-ambiental de catadores.

O Instituto Roberto Kautsky, de Domingos Martins, no Espírito Santo, foi premiado na categoria Ação da Empresa, com a campanha educativa Reciclando com Cidadania, que tem objetivo conscientizar a população a importância da redução, reutilização e reciclagem do lixo. O artesão carioca Danilo Araújo foi o vencedor na categoria Artesanato, pela criação de uma série de bichinhos, com embalagens PET pós-consumo, denominados Petinhos.

Os vencedores receberam o Troféu ECOPET – idealizado pela artista plástica Rita Maia – e incentivo em dinheiro. Site: www.abipet.org.br.

Principais dados do 2º Censo de Reciclagem de PET no Brasil: Atualmente o Brasil figura como um dos maiores recicladores de PET do mundo, com índices que superam os Estados Unidos e a Europa. O 2º Censo de Reciclagem de PET no Brasil, encomendado pela Abipet, aponta que, em 2005, o mercado brasileiro consumiu 374 mil toneladas de PET para embalagens, e reciclou 174 mil toneladas (47%), mantendo o índice anterior. Em 2004, havia sido registrado o consumo de 360 mil toneladas, sendo que 167 mil toneladas foram reaproveitadas (47%). Em 2003, a instituição apontou o uso de 330 mil toneladas, sendo 141,5 mil toneladas foram transformadas em outros produtos (43%).

Perfil da Abipet: Fundada em 1995, a Abipet é referência nacional para a indústria e reciclagem de embalagens de PET e na disseminação dos conceitos de educação ambiental. Congrega os fabricantes da resina e de embalagens PET e recicladores das embalagens pós-consumo e seus associados representam 90% da indústria brasileira do setor. A instituição participa de ações por todo o Brasil ligadas à preservação do meio ambiente, além de manter constante interatividade com entidades congêneres, indústrias e órgãos governamentais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira