Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/04/2007 - 09:01

Sustentabilidade é possível com um modelo econômico definido

Ciro Gomes e Sérgio Amoroso vêem o Brasil como um país com grande potencial, mas que precisa criar um modelo econômico que permita o desenvolvimento sustentável igualitário.

A primeira plenária de hoje (26/05), do III Encontro Internacional de Responsabilidade Social, promovido pela FIEMG, apresentou um debate entre Ciro Gomes, deputado federal pelo PSB-CE e Sérgio Amoroso, presidente do Grupo Orsa com o tema “Modelos Econômicos, Consumo e Gestão Ambiental”. Cada um deles apresentou sua visão do atual modelo econômico e as possibilidades que existem hoje para que se estabeleça um desenvolvimento mais igualitário e sustentável.

Ciro Gomes foi enfático ao ressaltar que “é possível se estabelecer um desenvolvimento econômico sustentável, ainda mais no Brasil que tem tantas riquezas naturais e já possui uma matriz energética limpa e barata”. Porém, ressaltou que para alcançarmos a sustentabilidade, precisamos da união de três coisas: um Estado que seja empoderado e regulador, empresas empreendedoras coordenadas entre si, e uma academia de ponta, que forme profissionais para trabalhar no País”, acrescentou o deputado federal.

Já Sérgio Amoroso apresentou o que tem sido feito, em suas empresas, com vistas ao desenvolvimento sustentável fazendo uma comparação com o modelo como a sociedade se organiza. “Temos o Projeto Jarí, que comparo ao Estado, já que ele fornece estrutura para as outras empresas do Grupo. Depois temos a Orsa Florestal, que cuida do manejo da floresta e da retirada de seus produtos para a venda, que seria o segundo setor e por fim a Fundação Orsa, que fica sendo o terceiro setor e cuida da comunidade e de projetos para a melhoria da qualidade de vida na região” disse Amoroso dando exemplos de algumas ações sociais já empreendidas pelo Grupo Orsa, na região do Jarí.

Após as duas apresentações, o jornalista Sidney Resende, mediou a conversa entre os palestrantes e fez algumas correlações sobre as abordagens. Ciro comentou de forma humorada que não se sente como sendo a parte teórica do assunto e que por outro lado, Sérgio Amoroso seria a parte prática. Resende finalizou que ambos têm uma visão interessante sobre o tema, mas ressaltou que essas partes devem atuar juntas para alcançar um objetivo comum: o desenvolvimento em todos os níveis da sociedade”, finalizou.

O III Encontro Internacional de Responsabilidade Social - 6º Seminário Aberto é promovido pela FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Governo do Estado de Minas, e acontece até 27 de abril, no Expominas (BH).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira