Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/09/2009 - 10:15

Minc prevê para a Amazônia o menor desmatamento em 18 anos

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, previu no dia 24 de setembro (quinta-feira), que o desmatamento da Amazônia em 2009 deverá ser o menor dos últimos 18 anos. A previsão foi motivada pelo índice de desmatamento registrado em agosto. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Amazônia perdeu em agosto uma área de floresta de 498 km2 equivalente, por exemplo, à metade do município do Rio de Janeiro. No mesmo período do ano passado, a área desmatada foi maior – 756 km2.

O Pará foi responsável por 60% da devastação da floresta – 301 km2. Dos dez municípios com maior número de ações de desmatamento, oito estão no Pará. As maiores concentrações de desmatamento estão no sul do estado, ao longo das rodovias PA-150, Transamazônica e BR-163.

A lista é formada ainda por Mato Grosso, Rondônia e Maranhão que somam desmatamento de 160,81 km2. Em relação a julho, a área desmatada em agosto foi 48% maior em Rondônia, 88% menor no Maranhão e 15% menor no Mato Grosso.

O ministro Minc atribuiu a redução no ritmo de devastação da Amazônia às ações de fiscalização executadas pelo Ibama, a Polícia Federal e a Força Nacional de Segurança. Desde março de 2008, foram apreendidos cerca de 200 mil metros cúbicos de madeira – equivalentes à carga de dez mil caminhões -; 198 pessoas envolvidas com o desmatamento foram presas e 214 inquéritos foram abertos para apurar crimes ambientais.

O ministro reclamou da falta de apoio do Congresso para combater o desmatamento.

“Sempre tem um senador, um deputado federal, um prefeito fazendo pressão terrível, dizendo que estamos tentando acabar com a economia, nos pressionando, muitas vezes insultando. O crime estava compensando. Agora, com a atuação forte do governo, o crime está deixando de compensar”, afirmou.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira