Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/09/2009 - 10:19

Pneus velhos viram “pufes ecológicos” em Rondônia


Reciclagem inusitada atrai interesse de países da Europa, como a Espanha.

Pufes com design moderno e criativo, produzidos a partir de pneus velhos de Rondônia, estão fazendo sucesso em exposições pelo Brasil e, em breve, também na Europa. Coloridos, confortáveis e desenvolvidos a partir de parcerias com entidades comunitárias, os “pufes ecológicos da Amazônia”, como vêm sendo chamados no exterior, acabam de atrair até um grupo de empresários espanhóis para conhecer a linha de produção e negociar a comercialização do produto rondoniense na Espanha.

Preocupada com a preservação do meio ambiente e principalmente com a floresta Amazônica, Izabel Cristina da Silva, técnica da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental do Estado de Rondônia (Sedam) e educadora ambiental, está à frente do desenvolvimento do pufe ecológico. Além dos pneus usados, entram na composição do invento sementes, resíduos de madeira, fibras, cipó, cascas e folhas da flora local, além de tecidos.

A educadora ambiental destaca que iniciou sua confecção sustentável a partir da preocupação que tinha ao relacionar pneus abandonados e a degradação do meio ambiente, uma vez que um pneu pode levar até 600 anos para se decompor. O pufe ecológico, carro-chefe da produção, é confeccionado nas linhas Amazônia, Colors, Sementes do Brasil, Fibras e Tropical.

A confecção de pufes também chama a atenção para as riquezas naturais do Estado de Rondônia. Com o projeto, a educadora da Sedam pretende, até dezembro deste ano, trabalhar na geração de renda entre os confeccionistas locais – entre os quais um grupo de mulheres presidiárias que atuam junto à instituição União dos Voluntários de Rondônia.

Pufe tipo exportação - Segundo Izabel Silva, o lançamento dos pufes na Espanha está sendo viabilizado para breve, em parceria com os empresários Arturo Pérez Corredoira e Emílio Gonzalez, do grupo empresarial espanhol STB SA, que estiveram em Rondônia no início de setembro. Na ocasião, como ela informa, os espanhóis ficaram impressionados com o potencial da região, principalmente em relação às suas belezas naturais.

“Os empresários devem voltar para Rondônia até o final do ano, pois estão interessados em produzir um documentário sobre as peculiaridades do Estado, em especial sobre a fauna e flora”, conta Izabel, orgulhosa de terem sido seus pufes ecológicos o chamariz para atrair a atenção dos visitantes.

Estado de Rondônia - Com população de 1,4 milhões de habitantes, Rondônia é Estado que mais cresce no Brasil, além de ser o terceiro mais populoso e de maior densidade demográfica entre os estados da Região Norte. São 52 municípios entre os quais se destacam Ji-Paraná, Ariquemes, Cacoal, Vilhena e a capital Porto Velho. Da área total de 237 mil km², 85% tem potencial produtivo, segundo a Embrapa. Além do crescimento econômico sustentado principalmente pela agropecuária, duas hidrelétricas em construção sobre o Rio Madeira – Santo Antônio e Jirau – respondem pela geração de 30 mil empregos de 2009 a 2019. Atualmente o Estado é administrado pelo governador Ivo Cassol (PP) e pelo vice-governador João Cahulla (PPS), eleitos em 2002 e reeleitos em 2006.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira