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07/10/2009 - 10:21

Atento Brasil realiza inventário de emissões de gases de efeito estufa e danos ambientais

Companhia torna-se pioneira em seu segmento e também no Grupo Atento ao aderir ao CDP, organização que visa medir emissão de gases e impacto ambiental de empresas.

São Paulo – A Atento Brasil, empresa de Contact Center e terceirização de processos de negócios do Grupo Telefônica, com o intuito de reforçar seu programa de gestão ambiental aderiu ao CDP (Carbon Disclosure Project), uma organização Britânica sem fins lucrativos que visa mensurar informações sobre emissão de carbono em corporações de todo o mundo.

A Atento Brasil é a primeira empresa do setor e do Grupo Atento a assumir o compromisso socioambiental de realizar um inventário preliminar de emissão de gases de efeito estufa (GEE). O levantamento de informações tem como base a metodologia GHG Protocol, ferramenta utilizada mundialmente para medir a quantidade de emissões diretas relacionadas a suas atividades.

Mesmo com um volume de emissão de CO2 considerado baixo pelos parâmetros do CDP 2009, cerca de seis mil toneladas, a Atento Brasil avalia como fundamental a busca imediata por iniciativas de redução de GEE e demais insumos em correlação com recursos naturais, uma vez que possui grande abrangência territorial, estando presente em seis estados brasileiros. No questionário da entidade, a Atento Brasil forneceu dados sobre seu impacto ambiental, além de descrever riscos e oportunidades de melhoria.

“As medidas mitigatórias estão implantadas no programa de gestão ambiental da empresa. A tecnologia sustentável, o controle de emissões e resíduos, e principalmente a educação ambiental para os 75 mil funcionários da empresa vão colaborar para uma redução significativa de CO2”, afirma Márcia Fontes, superintendente de desenvolvimento de pessoas, responsável pela área de Responsabilidade Social Corporativa da Atento Brasil, explicando que o segmento de serviços não demanda alto gasto energético, quando comparado a outros setores econômicos.

Entre as melhorias possibilitadas pela análise do inventário estão a troca de 100% das lâmpadas incandescentes por fluorescentes, a substituição de 800 monitores de CRT por LCD, ocasionando a redução de 31.200W, além da implantação de sistemas de automação e controle de ar condicionando das centrais de atendimento. “Com a finalidade de desenvolver novos projetos focados em ecoeficiência, estamos envolvendo outras áreas da companhia e disseminando estes conceitos entre os funcionários”, destaca.

Vale destacar que o CDP tem o objetivo de coletar e distribuir informações que motivem os investidores, corporações e governos a tomarem medidas para evitar o aquecimento global. No Brasil, apenas 74 empresas se cadastraram no CDP 2008.

Perfil da Atento Brasil - A Atento Brasil, empresa especializada em Contact Center e terceirização de serviços (BPO) pertencente ao Grupo Telefônica conquistou, graças ao mais completo portfólio de soluções diferenciadas para o relacionamento das companhias e seus clientes, a liderança do setor na América Latina. Há 10 anos no Brasil, administra mais de 1,2 bilhão de contatos ao ano, para empresas como Coca-Cola, Credicard, Intelig, Ford, Fiat, GM, Procter&Gamble, TVA, Losango, Mercantil do Brasil, Redecard, Sony, Souza Cruz, Telefônica São Paulo, Terra, Unibanco e Vivo. A empresa possui 33 mil posições de atendimento e 75 mil funcionários que trabalham em 12 cidades, sendo seis capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, Goiânia e Belo Horizonte).

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