Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/10/2009 - 10:19

“A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante”

Angra dos Reis encerra primeira passagem do projeto “A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante” da Fundação SOS Mata Atlântica pelo estado do Rio de Janeiro. Caminhão totalmente adaptado pela Fundação visita Angra dos Reis durante cinco dias para realizar atividades socioambientais com a população.

Angra dos Reis é a 24ª cidade brasileira a receber o projeto “A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante” da Fundação SOS Mata Atlântica. O projeto visitará a cidade de 21 a 25 de outubro, onde encerrará a primeira passagem pelo estado do Rio de Janeiro. Trata-se de um caminhão totalmente adaptado pela Fundação que estará localizado na entrada do Cais de Santa Luzia, das 11h às 16h no primeiro dia e das 10h às 16h nos demais, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a luta pela conservação da Mata Atlântica. Durante os cinco dias, serão realizadas atividades de educação e conscientização ambiental para crianças e adultos, além de mostrar ao público a importância da conservação da região costeira da Mata Atlântica no País. O caminhão trará atrações como o plantio simbólico de mudas, o CineMata, jogos educativos, túnel dos sentidos e o monitoramento da qualidade de água. A iniciativa conta com o patrocínio de Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões & Ônibus e tem o apoio local da Prefeitura de Angra dos Reis, Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Turismo.

O CineMata acontece no primeiro dia às 14h e no quarto dia às 10h30. Nesta sessão o público poderá conhecer um pouco mais sobre os projetos da Fundação SOS Mata Atlântica e a missão da Fundação que, desde 1986, luta pela conservação do Bioma mais ameaçado do País, além de conferir outros vídeos ambientais. Outra atividade que se destaca é o plantio simbólico de mudas que acontecerá no último dia de evento na cidade às 14h30, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, para incentivar a participação da população na preservação e no reflorestamento da Mata Atlântica.

No segundo e terceiro dias (22 e 23/10), durante toda a programação das atividades, grupos ou excursões de escolas da região podem realizar as visitas monitoradas que devem ser previamente agendadas com a equipe do projeto. Nessas visitas os grupos poderão conhecer mais sobre o trabalho da Fundação, conversar com a equipe do projeto sobre as experiências colhidas durante a viagem e também tirar dúvidas que tenham sobre a Mata Atlântica, preservação ambiental e outras questões relacionadas.

Monitoramento da qualidade da água - A Fundação SOS Mata Atlântica seleciona um rio, córrego ou lago em cada uma das cidades por onde passa o projeto, e realiza a coleta de água usando um kit de monitoramento, que faz a análise englobando 14 parâmetros físico-químicos, como transparência da água, lixo, odor, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, entre outras. Em Angra dos Reis, a coleta para monitoramento da qualidade da água acontecerá no primeiro dia (21/10), às 11h, na nascente da estrada do Condomínio Marinas. O resultado, com a avaliação da qualidade da água da Nascente, será divulgado ao final da estadia do projeto na cidade.

A Mata Atlântica é Aqui - O projeto está percorrendo 40 cidades nas regiões Sul, Sudeste, e do Mato Grosso do Sul, no Centro-oeste. E agora, em Angra dos Reis, a iniciativa pretende reforçar que a conservação do Bioma contribui não só para a qualidade de vida, como também para a economia local. “Angra dos Reis é a cidade que tem a maior cobertura de Mata Atlântica do estado do Rio de Janeiro. Por isso é de extrema importância que a população local se conscientize para preservar os 81% que restam do Bioma na cidade, assim mantendo-a rica em biodiversidade e adequada para a moradia da população e para a prática do turismo sustentável.” comenta Nádia Aun, coordenadora do projeto.

O estado do Rio de Janeiro originalmente tinha 100% do seu território no Bioma Mata Atlântica. Com os ciclos econômicos, a floresta foi sendo desmatada e, hoje, segundo o Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, divulgado em maio pela Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), restam apenas 20% da floresta no Estado.

Os educadores ambientais da Fundação SOS Mata Atlântica estimulam a criação de novos agentes multiplicadores em defesa da causa ambiental. “Queremos alertar sobre a importância da Mata Atlântica e a sua influência na vida das pessoas, mostrando que cada pequena atitude pessoal pode interferir na qualidade de vida de muitos”, explica Lemuel Santos, o Rex, monitor da exposição. “Vamos receber pessoas de todas as idades e discutir temas como educação ambiental e restauração florestal com profissionais que atuam aqui na região”, complementa.

Ao término da viagem no dia 25, o projeto encerrará a primeira passagem do caminhão pelo estado do Rio de Janeiro. Depois, visitará o estado do Rio Grande do Sul e em seguida Santa Catarina. No início do ano de 2010, o caminhão realiza a segunda visita ao Estado, começando pela cidade do Rio de Janeiro e em seguida Petrópolis, Nova Friburgo e Campos de Goytacazes. Por fim, na metade do mês de março, o projeto realizará a última visita ao estado passando pela cidade de Resende.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral, contato pelo email [email protected]

Cronograma de Atividades, de 21 a 25 de outubro de 2009, Entrada do Cais de Santa Luzia. Av. Padre Julio Maria, s/n. Centro (em frente a Igreja do Carmo), Angra dos Reis (RJ). Realização: Fundação SOS Mata Atlântica | Patrocinadores: Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões & Ônibus | Informações: www.sosma.org.br / [email protected] Telefone: (11) 3055-7886 | Apoio local: Prefeitura de Angra dos Reis; Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Turismo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira