Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/10/2009 - 11:16

Porto Velho recebe "prévia" de Conferência da ONU sobre mudanças climáticas

Evento marca contagem regressiva para encontro internacional na Dinamarca, em dezembro.

Porto Velho, em Rondônia, recebe dias 26 e 27 de outubro o VII Seminário Internacional de Sustentabilidade, um dos principais eventos do ano sobre preservação ambiental no Brasil. O encontro marca a contagem regressiva para a Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em dezembro, em Copenhague, na Dinamarca.

Além de instituições públicas, privadas, não-governamentais, acadêmicas, e público em geral, o seminário contará com a presença de convidados especiais como a senadora Marina Silva, o deputado Fernando Gabeira (ambos do PV), e Mario Cesar Mantovani, ambientalista e diretor da Fundação SOS Mata Atlântica. Também estarão presentes Manuel Picasso, secretário geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e a gestora de negócios Dorthe Serles, diretora da Braz Biz e pesquisadora na Universidade Aalborg, na Dinamarca.

Outro participante, Eugenio Scanavinno, criador e coordenador do Projeto Saúde e Alegria, falará sobre educação ambiental e sua experiência com as comunidades dos municípios de Belterra, Aveiro e Santarém, no Pará, enquanto Dorthe Serles abordará o potencial de Porto Velho na questão das energias sustentáveis.

O evento vem para evidenciar a importância do Estado na discussão mundial sobre sustentabilidade. Rondônia é hoje referência brasileira na área de iniciativas sustentáveis. Em função da rica fauna e flora em seu território, e da preocupação com a preservação, desponta como um dos mais significativos agentes no debate ecológico.

A "plataforma sustentável", como vem sendo chamada a capital rondoniense, faz parte da estratégia brasileira de iniciativas para evidenciar o compromisso do País com o meio ambiente e a sustentabilidade. Com patrocínio e apoio de grandes empresas, entre elas, Eletrobrás, Eletronorte, Rede Brasil de TV, o evento acontece em Porto Velho, no auditório Uniron, no Porto Velho Shopping.

Rondônia é exemplo de boas práticas ambientais - Preocupada com a preservação do meio ambiente e principalmente com a floresta Amazônica, Izabel Cristina da Silva, técnica da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental do Estado de Rondônia (Sedam) e educadora ambiental, está à frente do desenvolvimento de produtos ecológicos, como um pufe à base de pneus usados. Além dos pneus, entram na composição do invento sementes, resíduos de madeira, fibras, cipó, cascas e folhas da flora local, além de tecidos. Os "pufes ecológicos da Amazônia", como vêm sendo chamados no exterior, acabam de atrair até um grupo de empresários espanhóis que pretendem negociar a comercialização do produto rondoniense na Espanha.

Relatório aponta redução de focos de calor - Em relatório divulgado, durante o mês de agosto deste ano, a floresta Amazônica apresentou uma redução de 79% no número de focos de calor, em Rondônia, em relação ao mesmo período de 2008. Foi identificado, este ano, um total de 946 focos em agosto. Os dados são do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Em três anos de monitoramento intensivo via satélite, os resultados do mês de agosto deste ano apresentaram uma diferença de 93% em relação ao mesmo período de 2006.

Rondônia é o Estado que mais gera emprego - Durante os primeiros sete meses do ano de 2009, Rondônia foi o Estado que liderou a geração de empregos na região Norte. Foram gerados 2.683 empregos com carteira assinada, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. Maior parte é reflexo do crescimento do setor de construção civil no Estado. Nos últimos 12 meses, o Estado de Rondônia foi responsável pela maior geração de empregos da região.

Fest Cineamazônia 2009, em Porto Velho (RO) - O Fest Cine Amazônia - Festival de Cinema e Vídeo Ambiental da Amazônia - será realizado nos dias 7 e 12 de dezembro, em Porto Velho (RO). Entre os convidados está o diretor Vincent Carelli, do premiado Corumbiara, documentário que foi destaque no Festival de Gramado. Além de Crianças da Amazônia, de Denise Zmekhol, e Espírito de Porco, dos jornalistas Chico Faganello e Dauro Veras. Para esta 7ª edição, o festival recebeu mais de 200 inscrições de curtas-metragens.

Curso forma professores indígenas - Hoje já é possível que crianças indígenas sejam educadas por professor também índio. Isso porque, em Rondônia, o curso de Formação de Professores Indígenas, da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), tem como objetivo qualificar educadores com foco nas turmas do Ensino Infantil e inicio do Ensino Fundamental. O curso também procura atender às necessidades das diferentes etnias indígenas de Rondônia e garantir a formação básica da educação formal.

Estado de Rondônia - Com população de 1,4 milhões de habitantes, Rondônia é Estado que mais cresce no Brasil, além de ser o terceiro mais populoso e de maior densidade demográfica entre os estados da Região Norte. São 52 municípios entre os quais se destacam Ji-Paraná, Ariquemes, Cacoal, Vilhena e a capital Porto Velho. Da área total de 237 mil km², 85% tem potencial produtivo, segundo a Embrapa. Além do crescimento econômico sustentado principalmente pela agropecuária, duas hidrelétricas em construção sobre o Rio Madeira - Santo Antônio e Jirau - respondem pela geração de 30 mil empregos de 2009 a 2019. Atualmente o Estado é administrado pelo governador Ivo Cassol (PP) e pelo vice-governador João Cahulla (PPS), eleitos em 2002 e reeleitos em 2006.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira