Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/10/2009 - 12:55

Descarte Certo inova e leva sustentabilidade a todos

Empresa pioneira no Brasil direciona lixos eletro-eletrônicos a centros de reciclagem especializados.

O que fazer na hora de descartar o computador, o celular, o mp3 player, a geladeira e outros eletrônicos que ocupam os cômodos da empresa e da casa e fazem parte do cotidiano de todos? O lixo comum, mesmo via coleta seletiva tradicional, não é o local adequado para descartá-los, pois os elementos em sua composição, incluindo partes constituídas por metais pesados e materiais tóxicos, não são aproveitados e se tornam extremamente nocivos ao meio ambiente e a nós mesmos.

A importância de uma cadeia limpa e sustentável, com base na reciclagem desse tipo de tecnologia, deu origem à Descarte Certo, empresa pioneira no Brasil, que iniciou suas atividades depois de um ano de estudos. “Nós viemos para ajudar as pessoas e empresas a tornar o mundo sustentável” explica Lucio Di Domenico, pai da idéia e um dos sócios da empresa. O serviço é constituído da gestão do recolhimento e da destinação correta do lixo eletrônico. Ele é oferecido inicialmente nas regiões sul e sudeste do Brasil, a partir do agendamento prévio da coleta, que é feita no próprio endereço do cliente. Aliás, conveniência é uma dos pilares do serviço: os pedidos de coleta são feitos pela internet, no site da Descarte Certo (www.descartecerto.com.br). Na data escolhida pelo consumidor, é feito a coleta e o transporte deste lixo até centros de reciclagem especializados nestes materiais, que ainda são poucos e inacessíveis à grande maioria das pessoas.

Existem muitos motivos para se utilizar a Descarte Certo - Os motivos para se utilizar a Descarte Certo envolvem vários princípios, como a auto-preservação e a lógica, ligados ao cuidado com nossa saúde pessoal e com o meio-ambiente, considerando o reverso que teremos com a contaminação dos recursos naturais da Terra, como o solo e a água. Há também a ética e o respeito, relacionados à co-responsabilidade que temos como consumidores. Outros aspectos, como visão ecológica e altruísmo, também nos ajudam a tomar consciência desta necessidade. Assim, motivos não faltam.

Empresas descartando certo - “As empresas, além dos cuidados com a sua base instalada de produtos eletrônicos, também têm um papel importante na preservação do meio ambiente e no trabalho de conscientização de seus funcionários e da população em geral” afirma Ernesto Watanabe, sócio e diretor geral da Descarte Certo. Além de atender diretamente aos consumidores, a Descarte Certo tem um serviço específico para ajudar as empresas na gestão do manejo correto deste tipo de lixo.

Uma grande inovação - Atender de forma simples e customizada, desde alguém que deseja jogar fora um celular, até uma empresa que precisa trocar seu parque de computadores, é uma grande e importante inovação. Este serviço pode ser adquirido de várias formas, como: agendamento direto da busca pelo consumidor, no site ; venda do serviço nas lojas do varejo, no ato da compra do bem; pelo credenciamento de condomínios para disponibilizar o serviço a seus moradores de forma coletiva; pela parceria com fabricantes que oferecem o serviço embutido no seu produto; por empresas que decidam oferecer este serviço como um diferencial para sua base de clientes; entre outras.

Pagar para descartar? - Mas é justo pagar para jogar fora um produto eletro-eletrônico? Essa dúvida tem origem em uma falsa impressão de que jogar lixo comum é algo gratuito, quando na verdade esta prática também é cobrada via impostos (e não é barata), ou de que há fila de gente querendo pegar uma latinha de refrigerante ou cerveja, cuja reciclagem é muito mais simples. Outra saída que muitos encontram para dar um fim nestes equipamentos é por meio da doação. Isso é ótimo, já que um produto deve ser utilizado até o final da sua vida útil, mas é preciso pensar no que será feito com ele depois, ao invés de jogarmos comodamente a responsabilidade para terceiros.

O que normalmente as pessoas não sabem é que desmontar os diversos componentes e dar o destino correto para aquilo que não pode ser aproveitado, como os metais pesados e tóxicos, tem um custo cujo valor do que é reaproveitado não consegue cobrir. E sem contar todo o gasto com o transporte. Dessa forma, investir em ter alguém para buscá-los e destiná-los corretamente só acontece quando há real consciência de quem os descarta. Isso, na verdade, é um investimento para o nosso próprio futuro e o das gerações seguintes. Futuro, aliás, cada vez mais próximo.

A DC estima faturar 5 milhões de reais até o final de 2010 e já fechou acordos para ter seus serviços oferecidos por meio de um grande varejista e de forma promocional para os clientes premium de um grande banco.

Completa a composição acionária da Descarte Certo, a Chama Azul, empresa de consultoria e comunicação voltada à humanização dos negócios. [ Site: www.descartecerto.com.br ]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira