Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/10/2009 - 10:40

Prolagos e municípios selam acordo pela vigilância da qualidade da água


São Pedro da Aldeia (RJ) – A água que chega à casa dos consumidores por meio de caminhões-pipa na Região dos Lagos terá fiscalização redobrada a partir do próximo dia 9 de novembro. Em atendimento ao Decreto Federal 5.440/2005, a concessionária de água e esgoto Prolagos e as Vigilâncias Sanitárias dos municípios de Iguaba Grande, Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo firmaram um acordo para intensificar o controle da qualidade da água fornecida pelos carros-pipas.

O objetivo é fazer com que essa água e a que é distribuída pela rede da concessionária estejam nas mesmas condições.

Essa parceria é fruto de uma reunião realizada entre a Prolagos e os representantes da Vigilância Sanitária dos municípios da região, na sexta-feira, 23/10, em São Pedro da Aldeia. No encontro foram estabelecidos os mecanismos criados para melhorar a fiscalização e dificultar a ação dos caminhões-pipa clandestinos ou com procedência desconhecida.

Além do lacre de segurança, que já é utilizado, um laudo de controle da qualidade da água, com numeração exclusiva, será expedido pela unidade de Tomada de Pipa da Prolagos a todos os caminhões abastecidos no local e deverá ser exigido pelo consumidor. No documento, haverá o resultado das análises da água realizadas semanalmente pelo laboratório próprio da concessionária e certificadas por um laboratório terceirizado.

O laudo terá registrado os números dos lacres de segurança que garantem que a água carregada chegará ao seu destino, sem sofrer violações.

Além de cumprir o Decreto Federal 5.440/2005, que determina a divulgação mensal dos resultados dos principais parâmetros analisados, a entrega do laudo de controle da Qualidade da Água é uma maneira de atestar, junto ao consumidor, que a qualidade da água fornecida ao cliente pelo caminhão-pipa é a mesma que a distribuída pela rede da Prolagos à população.

A medida também atende a recomendação nº011/2008, do Ministério Público Estadual. Os representantes das Vigilâncias Sanitárias dos municípios se comprometeram em aumentar as medidas fiscalizadoras, inclusive com a possibilidade de criação de barreiras sanitárias nas cidades, evitando a entrada de carros-pipas irregulares ou com procedência desconhecida.

Para executar os novos procedimentos, a Unidade de Tomada de Pipa, passou por algumas obras de melhoria e adequação. De acordo com Pedro Alves, gestor Comercial da Prolagos, o apoio dos municípios e da população será fundamental para o sucesso da iniciativa.

- Os consumidores podem ajudar bastante a fiscalização e coibição dos caminhões-pipa clandestinos simplesmente exigindo a documentação fornecida pela Prolagos que atesta a qualidade da água adquirida dessa forma – destacou ele.

Participaram da reunião o gestor Comercial da Prolagos, Pedro Alves e o químico responsável pela qualidade da água da concessionária, Alexandre Pontes; Tatiana Ferreira, da Vigilância Sanitária do município de Iguaba Grande; Denise Gonçalves, responsável pela Vigilância Sanitária de Búzios; além de Aldenéa Soares, da Vigilância Sanitária de Arraial do Cabo e Geraldo Lima, da Vigilância Sanitária de Cabo Frio.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira