Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/05/2007 - 06:48

Qual a importância da parceria científica do AquaRio com a Biomar da UFRJ?

No final do mês passado, o Aquário Marinho da Cidade do Rio de Janeiro - AquaRio fechou uma parceria científica com o Departamento de Biologia Marinha da UFRJ para o desenvolvimento de projetos de pesquisa. Mas qual é a verdadeira importância dessa parceria para a pesquisa científica no Rio de Janeiro?

“A partir da década de 1990, os grandes aquários marinhos abertos à visitação publica deixaram de ser apenas espaços de lazer e conservação e se tornaram também locais para a realização de importantes estudos científicos e para a capacitação de pesquisadores. Atualmente, os principais aquários do mundo possuem relevantes linhas de investigação científica, em parceria com universidades, onde são desenvolvidas pesquisas sobre os hábitos de comportamento, modos de crescimento e estratégias reprodutivas dos mais diversos seres marinhos. Por tratar-se de ambientes controlados e acessíveis, os custos envolvidos tornam-se bem inferiores aqueles das pesquisas de campo e as condições de trabalho infinitamente mais perenes.

Com a construção do AquaRio e a parceria da Biomar da UFRJ, o Rio de Janeiro finalmente poderá contar também com esse importante instrumento de geração de conhecimento e passará a realizar pesquisas biológicas que permitirão que mais informações sejam produzidos para subsidiar a conservação e o uso sustentável da enorme biodiversidade aquática que o Rio de Janeiro e o Brasil possuem ao longo de seu litoral.

Além disso, como um verdadeiro campus avançado da Biomar da UFRJ, o AquaRio proporcionará centenas de vagas para que os estagiários participem das pesquisas e contribuam na produção de trabalhos científicos. Paralelamente, inúmeros alunos interessados em ciências do mar terão sua vocação descoberta e assim poderão dar início à sua formação como futuros cientistas”, orgulha Marcelo Vianna, chefe do Departamento de Biologia Marinha (Biomar), e Instituto de Biologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira