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Umicore discute reciclagem do catalisador e emissão de poluentes durante o congresso SAE BRASIL’2006

A Umicore, principal fabricante de catalisadores automotivos, com 60% de participação no mercado brasileiro, participa do SAE BRASIL’2006 – 15º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade –, que acontece entre os dias 21 e 23 de novembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. No evento, a empresa participa do fórum Sustentabilidade por meio de reciclagem e reutilização e apresenta a palestra técnica Estágio atual de desenvolvimento das tecnologias SCR. “A Umicore vai mostrar as suas tecnologias inovadoras e as soluções que está desenvolvendo para contribuir, cada vez mais, com a melhora da qualidade do ar, principalmente, nos grandes centros urbanos”, enfatiza Stephan Blumrich, gerente da planta de Catalisadores Automotivos da Umicore.

No fórum, que acontece no primeiro dia do evento, 21/11, às 16 horas, no Auditório DANA, Blumrich vai falar sobre a importância e como é realizado o processo de reciclagem dos metais nobres contidos nos catalisadores. Além disso, o gerente da Umicore vai apresentar aos participantes uma das fábricas da empresa, onde é feita a reciclagem de metais nobres. Localizada em Hoboken, na Bélgica, é considerada uma das maiores do mundo no segmento de reciclagem. “Neste fórum, vamos informar e discutir com diversos profissionais do segmento as tecnologias disponíveis no mercado e seus avanços para realizar a reciclagem de diversos componentes automotivos, como o catalisador, de maneira favorável ao meio ambiente”, explica Blumrich.

Além disso, no dia 23/11, às 13h, na sala 5, Cláudio Furlan, engenheiro-sênior de Aplicação da Umicore, ministra a apresentação “Estágio atual de desenvolvimento das tecnologias SCR”. Na oportunidade, o profissional vai abordar a importância do SCR (Catalisador de Reação Seletiva) para os veículos pesados movidos a diesel. Os participantes conhecerão as características técnicas do catalisador SCR que o tornam uma das melhores soluções para atender aos novos limites da fase VI do PROCONVE (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), que entrará em vigor em 2009.

Catalisador automotivo - O catalisador é desenvolvido para trabalhar em sintonia com o sistema de alimentação dos automóveis. Usar um catalisador falso ou com defeito pode causar diversos problemas ao veículo, como a desregulagem do sistema de injeção eletrônica, alteração da contrapressão do sistema de escapamento, aumento do consumo de combustível em até 20% e a perda do rendimento do motor.

Projetado para ter a mesma durabilidade do automóvel, o catalisador pode ter, porém, a sua carcaça danificada por impactos, afetando a sua estrutura física, o que leva à perda total. “A má conservação do carro ou o abastecimento com combustível adulterado comprometem a vida útil do catalisador original do veículo”, enfatiza Blumrich.

O 15º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade, de 21/11 a 23/11 Dia 21/11, das 9h às 19h; e dias 22/11 e 23/11, das 12h às 20h30, no Transamérica Expo Center, Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – São Paulo (SP).

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