Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/11/2009 - 10:40

Alcoa associa-se ao projeto do Príncipe Charles de proteção às florestas tropicais e enfrentamento das mudanças climáticas

A Alcoa associou-se ao PRP-Prince of Wales’ Rainforests Project (Projeto do Principe Charles sobre Florestas Tropicais), uma iniciativa ambiental liderada pelo Príncipe de Gales para proteger as florestas tropicais e enfrentar as mudanças climáticas. Dessa forma a Alcoa se une a outras empresas, ONGs e outros grupos para apoiar a iniciativa do Príncipe Charles para proteger as florestas tropicais, por ocasião da reunião internacional sobre mudanças climáticas da ONU, que será realizada em Dezembro em Copenhague.

A Alcoa concorda com essa iniciativa e apoia todos os esforços do Projeto do Príncipe Charles no sentido de ampliar a conscientização de que as florestas tropicais são essenciais para a sobrevivência do planeta, por regularem as chuvas, preservarem a biodiversidade e sequestrarem grandes quantidades de carbono.

“A Alcoa está decidida a ajudar com toda a sua experiência operacional e de bem cuidar da região amazônica”, disse Franklin L. Feder, vice-presidente da Alcoa e presidente da Alcoa América Latina e Caribe. Feder liderou o Projeto Juruti, parte de um investimento de US$ 2,2 bilhões no Brasil, que compreende uma mina de bauxita, porto e ferrovia em Juruti, no Extremo Oeste do Pará, à beira do Rio Amazonas.

“Quando iniciamos esse projeto, declaramos publicamente que deixaríamos toda a área de onde fosse retirada a bauxita nas mesmas condições, ou até mesmo em melhores condições do que quando chegamos. Nós acreditamos que nenhuma supressão vegetal é aceitável e que a solução é o replantio. Plantaremos 15 milhões de árvores em 50 anos para assegurar que todas as áreas sejam totalmente revegetadas com espécies nativas”, afirmou Feder.

Além da revegetação da área, a Alcoa está ajudando no desenvolvimento sustentável da região de Juruti, incluindo programas de apoio à infraestrutura, como hospitais, escolas, estradas e poços artesianos e investindo também na população do município por meio de programas de capacitação.

“Na Alcoa temos orgulho de participar do Projeto do Príncipe Charles por ser um exemplo positivo de desenvolvimento sustentável na floresta tropical”, disse Feder.

O PRP lançou sua campanha SOS Florestas Tropicais em 30 de Setembro de 2009. O ponto alto da campanha será um grande evento sobre florestas tropicais, organizado pelo Príncipe Charles ainda neste mês e com a presença líderes do setor, diretores de ONGs e empresários.

Para mais informações sobre as práticas sustentáveis da Alcoa em todo o mundo e sobre a Mina de Bauxita de Juruti: www.alcoa.com.

Sobre o Projeto do Principe Charles sobre Florestas Tropicais - O Prince’s Rainforests Project (PRP) foi lançado em Outubro de 2007 por Sua Alteza Real, Príncipe de Gales, para construir consenso sobre como reduzir o ritmo de destruição das florestas tropicais. O desmatamento das florestas tropicais é uma das principais causadoras de emissões de gases do efeito estufa e, sem combater esse problema, será impossível evitar as catastróficas mudanças climáticas. O PRP trabalha junto a governos, empresas internacionais e organizações sem fins lucrativos para encontrar uma solução. | www.rainforestsos.org/

Alcoa - Há 44 anos no Brasil, a Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc., líder mundial na produção e transformação do alumínio, que atua nos mercados aeroespacial, automotivo, embalagens, construção, transportes comerciais e no mercado industrial. Além de alumina e alumínio primários, a Alcoa fabrica produtos transformados como laminados e extrudados, bem como rodas forjadas, sistemas de fixação, fundidos de superligas e de precisão, estruturas e sistemas para construções. A Companhia possui 97 mil funcionários em 35 países e integra pela sétima vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. A Alcoa foi eleita pela quinta vez consecutiva uma das empresas mais sustentáveis do mundo no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça e é uma das fundadoras da Parceria Americana pela Ação Climática (United States Climate Action Partnership - USCAP), uma associação composta por importantes companhias e ONGs ambientais norte-americanas que lutam pela redução significativa das emissões de gases causadores do efeito estufa.

Na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com mais de sete mil funcionários e opera em seis estados brasileiros - Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Pará, São Paulo e Santa Catarina - incluindo uma nova mina de bauxita, que está sendo instalada em Juruti-PA. Possui operações também na Jamaica, Suriname e Trinidad & Tobago. Além das usinas de Barra Grande e Machadinho, a Alcoa tem participação nos consórcios das hidrelétricas em construção de Estreito, na divisa do Tocantins e Maranhão; e Serra do Facão, entre os estados de Goiás e Minas Gerais. Em 2009 a Alcoa foi incluída pela nona vez entre as Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil, pelo Instituto Great Place to Work. Também foi uma das "empresas mais admiradas do Brasil", segundo pesquisa publicada pela revista Carta Capital; e destaque no ranking das 500 Melhores Empresas da revista Dinheiro, em 2008. A mesma revista incluiu a Alcoa em sua lista das 50 Empresas do Bem. Foi reconhecida no Guia de Boa Cidadania Corporativa 2006, publicado pela revista Exame, nas áreas de Valores e Transparência e de Governo e Sociedade. [ www.alcoa.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira