Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/11/2009 - 09:05

Grupo Santana Textiles recebe certificação ambiental do Instituto Chico Mendes

O Grupo Santana Textiles, a mais moderna indústria de denim da América Latina, com cinco unidades produtivas, é a primeira têxtil brasileira a receber do Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes o Selo Verde (Gestão Socioambiental Responsável) e o Selo de Empresa Incentivadora da Educação Ambiental. A certificação é o reconhecimento oficial dos méritos alcançados pelo Sistema de Gestão Ambiental (SGA) do Grupo.

Umas das principais preocupações mundiais, o desenvolvimento sustentável é tratado com seriedade e profissionalismo pelo Grupo Santana Textiles. Com quase dois anos de funcionamento, o SGA da empresa faz a diferença com projetos de eficiência energética, racionalização de água, redução de resíduos industriais e troca de maquinário.

A consciência ecológica que o Grupo Santana Textiles tem desde sua fundação despertou o interesse por implementar um programa baseado nas normas internacionais e atendendo a sua política ambiental. Funcionando desde o final de 2007, o SGA da empresa segue as diretrizes da ISO 14001:2004, procurando, de forma auto-sustentável, estar em perfeita interação com os seus clientes, fornecedores e colaboradores.

O SGA atua em todos os processos da organização, promovendo o gerenciamento responsável. Todos os setores de produção contam com equipes que buscam, continuamente, a redução dos resíduos industriais, economia de água e energia e estudos para troca de máquinas e equipamentos. Além dessas ações, cada colaborador da empresa recebe capacitação em educação ambiental. “Essas equipes que trabalham com energia elétrica, água e geração de resíduos passam a repensar o próprio setor, e a partir daí surgem as inovações. Nos teares, por exemplo, conseguimos uma economia de energia por conta de algumas modificações. São medidas simples, mas criativas”, explica Maria Amélia, diretora do Grupo Santana Textiles.

Para controlar o consumo de energia o SGA possui a Comissão de Conservação e Eficiência Energética (CCEE), liderada pelo setor elétrico da empresa com o objetivo de aumentar a eficiência energética, produzindo mais tecidos com menores consumos de energia elétrica. Em 2008, a unidade I alcançou uma economia de 8,4% em seu consumo de energia, reduzindo os custos em mais de 859 mil reais.

As reduções dos custos produtivos aconteceram em vários setores da empresa. Além da energia elétrica, com a implantação do SGA a unidade I registrou 51,70% na redução de consumo de água industrial e potável. Já os números de geração de resíduos (estopa tinta e branca) diminuíram 60%, o de ourela 33,40%; o de trapo e retalho 75%. A coleta seletiva proporcionou a reciclagem de 47,50% de todos os resíduos sólidos gerados.

Através do desenvolvimento de um programa de substituição de combustíveis fósseis (gás natural) por biomassa (lenha de manejo sustentável), o grupo está neutralizando suas emissões de gases de efeito estufa na geração de vapor. Quanto aos efluentes líquidos, o Grupo Santana Textiles promove o seu tratamento e monitoramento, obedecendo rigorosamente às legislações vigentes.

Com a implantação do SGA, além dos ganhos incalculáveis para o meio ambiente, a empresa também obteve ganhos financeiros. Em2008, pelo melhoramento de seu desempenho ambiental, só a unidade I deixou de gastar mais de 3,8 milhões de reais e para 2009 espera-se uma economia na ordem de 7 milhões de reais.

Até 2010 o Sistema de Gestão Ambiental estará totalmente implantado em todas as unidades do Grupo possibilitando uma administração industrial eficaz, reduzindo os desperdícios e melhorando, continuamente, o desempenho produtivo, ambiental e social.

[Telefones: (0055) 85. 4009.4000. Fax (0055)85.4009.4110 | Site: www.santanatextiles.com | e-mail: [email protected]]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira