Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/11/2009 - 09:38

Política Nacional de Resíduos é foco de seminário em Brasília

O assunto é tema central do IX Seminário Nacional de Gestão de Resíduos e Recursos Hídricos no Brasil: Responsabilidade Social Ambiental Público Privado.

Buscar caminhos econômico-sócio-ambientais para o gerenciamento da água e o manejo de resíduos. Este é um dos principais objetivos do Instituto Brasileiro de Ação Responsável e Governo Federal com a realização do IX Seminário Nacional de Gestão de Resíduos e Recursos Hídricos no Brasil: Responsabilidade Social Ambiental Público Privado, no dia 25 de novembro, em Brasília. O evento promove, no Interlegis (Senado Federal), um debate sobre o tema, com ênfase no desenvolvimento sustentável do Brasil e medidas que possibilitem sua promoção ao patamar dos dez países com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo. O evento vai das 9 às 14h. A participação é gratuita e requer inscrição prévia.

Partindo da idéia de que água é um recurso esgotável e de valor incomensurável e resíduos são produtos inesgotáveis e de externalidade econômica, ambos são indicadores de desenvolvimento sustentável. O tema Recursos Hídricos já é contemplado nas diversas esferas governamentais, mas ainda necessita de discussão para a criação de novas ações de gestão. Já a questão dos Resíduos pede urgência de um marco regulatório que reduza o passivo ambiental e agregue valor às cadeias produtivas, tornado o Brasil mais competitivo internacionalmente.

“O Brasil poderia investir o equivalente a R$17,8 bilhões todos os anos em saúde e educação, por exemplo, se tivesse uma política adequada de tratamento de resíduos sólidos. A avaliação é do especialista, doutor pela Universidade de São Paulo (USP), Sabetai Calderoni, que realizou uma pesquisa sobre o destino do lixo produzido no país e o quanto ele pode ser valioso se tomado como política de prioridade” - fonte: Correio Braziliense, 13/10/2009, por Danielle Santos.

A matéria no jornal destaca ainda, o problema no Distrito Federal: “com cerca de 2,5 milhões de habitantes, apenas 0,01% do lixo é reaproveitado. Um desperdício que poderia render cerca de R$ 200 milhões por ano e gerar mais de 5 mil postos de trabalho, segundo Sabetai Calderoni”. O depoimento do especialista no texto aponta a falta de estrutura da região para comercializar os resíduos coletados, que acabam sendo enviados a empresas de outros estados, deixando de incrementar o PIB do DF.

O IX Seminário Nacional de Gestão de Resíduos e Recursos Hídricos no Brasil conta com transmissão via vídeo conferência para as Assembléias Legislativas e vídeo streaming (em tempo real pelo site www.interlegis.gov.br).

IX Seminário Nacional de Gestão de Resíduos e Recursos Hídricos no Brasil , no dia 25 de novembro (quarta-feira), das 9 às 14h, no auditório Antonio Carlos Magalhães do Interlegis (Senado Federal), em Brasília. Realização: Instituto Brasileiro de Ação Responsável e Governo Federal .

Instituições Parceiras: Congresso Nacional; Ministério das Minas e Energia; Ministério de Meio Ambiente; Ministério da Integração; Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); Agência Íntegra Brasil e Interlegis.

Coordenação: Íntegra Brasil.: Público estimado: 100 profissionais presenciais – Poder Público (legislativo, executivo e judiciário), setor privado (indústrias, comércio, micro e pequenas empresas), redes virtuais, mídias impressas, instituições nacionais e internacionais, escritórios de advocacia, bancos de investimentos, centros de pesquisa, universidades e terceiro setor.

Inscrições e mais Informações: Agência Íntegra Brasil, www.integrabrasill.com.br | Contatos: [email protected], ou pelos telefones (61) 3274-3191/3468-5696

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira