Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/11/2009 - 09:40

Siemens e Agrale desenvolvem ônibus híbrido de baixo consumo de combustível e menor emissão de gases na atmosfera

A Siemens e a Agrale, empresa brasileira de veículos pesados, desenvolveram em conjunto o ônibus híbrido "Hybribus“, capaz de reduzir em até 30% as emissão de CO2 devido a uma redução equivalente no uso de combustível. O veículo poderá ser uma alternativa sustentável ao transporte público das cidades para ajudar a reduzir o lançamento de CO2 na atmosfera. A iniciativa reforça o papel da Siemens como provedora de soluções ambientais para megacidades. A empresa hoje possui o maior e mais abrangente portfolio verde do planeta. Em todo o mundo, a tecnologia ambiental desenvolvida pelo grupo em 65 classes de produtos ajudou a reduzir em 210 milhões de toneladas a quantidades de CO2 lançada na atmosfera por seus clientes nos últimos três anos.

Atualmente, os sistemas de transporte baseados em combustíveis fósseis são os maiores vilões ambientais das grandes cidades. De acordo com o engenheiro da Siemens Antonio Claudino, gerente da área de large drives, em uma cidade como São Paulo, por exemplo, a frota circulante de 15.000 ônibus chega a emitir, pelos menos, uma média de 9.000 toneladas de poluentes anualmente. Com a nova tecnologia, esse total poderia ser reduzido em até 3.600 toneladas ano. “A empresa está ajudando cidades como Londres, Barcelona, Long Beach (EUA), Las Vegas, Seoul, Tóquio e outras da Ásia a reduzirem suas pegadas de carbono com soluções adequadas. Essa é uma amostra do que podemos fazer aqui no Brasil”, destaca Claudino.

O novo veículo conta com o sistema de tração elétrica ELFA da Siemens e abre novas perspectivas para ônibus urbanos com propulsores híbridos. Esta tecnologia oferece benefícios como maior eficiência econômica e ecológica devido ao por seu menor consumo de energia, redução de ruídos, e menores custos de manutenção. A flexibilidade do sistema ELFA, permite que o mesmo possa ser usado em motores de combustão que utilizem combustíveis tais como Etanol, GNV, Gasolina, Bio Diesel e/ou célula de Combustível O desenvolvimento do chassis, carrocería e motor do veículo ficou a cargo da Agrale, incluindo a adaptação à tecnologia de tração.

A redução das emissões de gases nocivos na atmosfera torna o Hybribus ideal para o transporte em grandes cidades, além de garantir total conforto (tem ar condicionado) e segurança aos passageiros. Prova disso é o fato de que a Prefeitura de Londres, Inglaterra, pretende substituir sua frota total de ônibus com o novo modelo híbrido da Siemens até as Olimpíadas de 2012.

O ônibus híbrido desenvolvido em parceria com a Agrale é mais um resultado das tecnologias ambientais da Siemens, hoje responsáveis pela redução de 210 milhões de toneladas de CO2 na indústria. Este volume é equivalente às emissões anuais de CO2 de Nova York, Tóquio, Londres e Berlim em conjunto. No exercício de 2011, a economia anual de CO2 por meio de soluções Siemens está projetada em pelo menos 300 milhões de toneladas, o que corresponde aproximadamente às emissões somadas de seis grandes cidades: Nova York, Tóquio, Londres, Cingapura, Hong Kong e Roma.

História do Portfolio Ambiental - O portfolio ambiental da Siemens contempla praticamente todas as principais áreas envolvendo a geração, transmissão, distribuição e utilização de energia – para prédios, iluminação, transporte ou indústria – bem como outras tecnologias ambientais. Quase todas as divisões dos três setores – Industry, Energy e Healthcare - contribuem para o portfolio. As turbinas a gás altamente eficientes da empresa, a reforma/remodelação das termelétricas antigas, os sistemas de energia eólica, a iluminação eficiente em termos de energia e os trens que respeitam o meio ambiente trazem as maiores contribuições no sentido de reduzir as emissões de CO2 em bases regulares.

Perfil: O Setor Industry da Siemens é fornecedor líder mundial em sistemas de produção, transporte e construção. Tecnologias de hardware e software combinadas com soluções específicas para o setor possibilitam à Siemens aumentar a produtividade e a eficiência de seus clientes nas áreas de indústria e infra-estrutura. O Setor compreende seis Divisões: Building Technologies, Industry Automation, Industry Solutions, Mobility, Drive Technologies and Osram. No exercício de 2007 (encerrado em 30 de setembro), a Siemens Industry apresentou faturamento de €40 bilhões (não-consolidado), com aproximadamente 209.000 colaboradores em todo o mundo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira