Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/11/2009 - 10:23

Presidente do Grupo Michelin abre evento sobre mobilidade


Atuação voltada para a mobilidade sustentável, muito além da produção de pneus. Desta forma, resumindo em uma única frase, Michel Rollier, presidente do Grupo Michelin, justificou a participação da empresa na organização da Convenção Mobilidade Sustentável na Renovação Urbana, que começou no dia 25 de novembro (quarta-feira), na cidade do Rio de Janeiro. Durante dois dias, prefeitos das principais cidades da América Latina, parceiros da indústria e organizações públicas e privadas se reúnem para debater o tema mobilidade. “Será uma grande oportunidade para a troca de experiências e busca de soluções para o principal desafio das grandes metrópoles”, afirmou Rollier na cerimônia de abertura, que contou com a presença do ministro das Cidades, Marcio Fortes, do prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Estado do Rio de Janeiro, Júlio Bueno, e da diretora do Embarq/WRI, Nancy Kete.

Em seu pronunciamento, o ministro das Cidades enfatizou que o transporte urbano passa pelas questões de trânsito, qualidade de vida, preservação ambiental e segurança veicular, motivos pelos quais a discussão deve alcançar todas as esferas do governo: municipal, estadual e federal. Da parte do governo federal, uma das contribuições mais relevantes no último ano é o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Mobilidade, que prevê investimentos financeiros, principalmente para as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.

O que está sendo feito – Na sequência da abertura, Alexandre Sansão Fontes, secretário municipal de transportes do Rio de Janeiro, as soluções adotadas, e as que estão por vir, para melhorar a mobilidade na cidade. Atualmente, são 60 km de BRTs (Bus Rapid Transit), sistema de transporte coletivo que consiste numa ou mais linhas (eixos principais) sobre as quais os ônibus viajam em um ciclo de alta frequência, alimentadas por diversos ramais, vindos de diversas áreas. Ampliação do sistema BRT, bem como de outras linhas expressas, está no plano de desenvolvimento da cidade, que contempla ainda revitalização do centro, reorganização empresarial do transporte coletivo, regulamentação dos serviços autônomos, modernização da frota, melhor aproveitamento da linha amarela e redução dos custos para os usuários.

Do lado de São Paulo, o diretor de Desenvolvimento e Intervenções Urbanas, Rubens Chammas, destacou as obras dos anéis viários, com vistas a evitar que o transporte de carga passe pela cidade, a ampliação do sistema de transporte de passageiros por trilhos, seja metrô ou trem, maior integração entre os vários modais e adoção de ciclovias. | www.riomobilidadesustentavel.com.br

Perfil: A missão da Michelin é contribuir de maneira sustentável para a mobilidade das pessoas e dos bens. Assim, o Grupo fabrica e comercializa pneus para todo tipo de veículo, incluindo aviões, automóveis, motocicletas, equipamentos de mineração e terraplenagem, caminhões e até mesmo para os ônibus espaciais da NASA. A Michelin também presta serviços online de ajuda à mobilidade (ViaMichelin.com) e edita guias turísticos, de viagem, de hotelaria e de alimentação, mapas e atlas rodoviários. O Grupo, cuja sede é localizada em Clermont-Ferrand (França), está presente em 170 países, emprega 117 mil pessoas no mundo inteiro e possui 68 unidades industriais implantadas em 19 países. [www.michelin.com]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira