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26/11/2009 - 10:23

Michelin trabalha em prol da mobilidade sustentável

Mobilidade urbana é um dos desafios mais urgentes das grandes metrópoles. O assunto está na pauta do governo, indústria e sociedade. Neste cenário, a Convenção Mobilidade Sustentável na Renovação Urbana, que acontece em 25 e 26 de novembro, no Sofitel Rio de Janeiro Copacabana, reúne, pela primeira vez na América Latina, prefeitos das principais cidades da região, especialistas e autoridades para debaterem o tema. No contexto, a Michelin se empenha continuamente em ampliar sua atuação responsável, investindo seus recursos e tecnologias para a melhor mobilidade, sempre comprometida social e ambientalmente.

Além de incorporar melhorias na performance de seus produtos, a preocupação com a preservação da natureza engloba todo o processo de fabricação até a atuação da Michelin junto à comunidade. Cada unidade possui uma política ambiental e as fábricas no Brasil estão certificadas com a ISO 14001, norma internacional que define os requisitos para estabelecer e operar um Sistema de Gestão Ambiental. Atualmente, 99% dos pneus de todo o Grupo Michelin são produzidos em unidades sob esta normatização.

A meta da Michelin é reduzir em 20% o impacto ambiental de suas plantas no mundo até 2011. Para isso, o Grupo definiu um indicador de progresso do desempenho ambiental de suas plantas, denominado Michelin site Environmental Footprint (MEF), do qual constam os objetivos que deverão ser atingidos.

Linha de Produtos - O compromisso da Michelin é desenvolver produtos e serviços que promovam a mobilidade sustentável, atendendo às necessidades do indivíduo e da sociedade no que se refere a uma locomoção livre e segura de pessoas e mercadorias, permitindo comunicação, negócios e relacionamentos, sem sacrificar valores humanos e ecológicos essenciais. A geração de pneus Energia Verde é um dos resultados práticos dessa preocupação.

Um pneu novo de graça, dois tanques de combustível economizados e oito novas árvores plantadas são os ganhos de um consumidor ao longo da vida útil de seus pneus verdes. Uma equação simples que fala diretamente ao bolso do consumidor e que, se multiplicada por toda a frota de veículos do Brasil (28 milhões – fonte: Sindipeças), por exemplo, gera um benefício coletivo: mais de 500 milhões de litros de combustível economizados por ano, o equivalente ao consumo de toda a frota de carros da cidade de Porto Alegre (5ª maior do Brasil) neste mesmo período.

Projeto Ouro Verde Bahia - Lançado pela Michelin em 2003, nas Plantações Michelin da Bahia, a 200 km de Salvador, o Projeto Ouro Verde Bahia é o maior programa mundial da empresa ligado à sustentabilidade. Composto por ações que visam à garantia da atividade econômica do local, à pesquisa agronômica de ponta e à preservação da Mata Atlântica, o trabalho do Projeto gira em torno de três grandes eixos: econômico, social e ambiental.

No plano econômico, a Michelin dividiu 5 mil hectares de suas plantações em 12 médias propriedades. Assim, ex-funcionários tornaram-se proprietários das terras, o que permitiu a renovação do seringal e a diversificação de culturas. A Michelin compromete-se a comprar o látex produzido, mas sem exclusividade, isto é, se os produtores quiserem, podem vender a outros clientes. Hoje eles cultivam também cacau e banana, gerando emprego e renda em uma das regiões mais pobres do País. Desde a implantação do Projeto Ouro Verde, foram criados mais de 400 postos de trabalho diretos e plantados 1.300 hectares de seringueira e 1.500 de cacau. Ainda no eixo econômico, a Michelin é fonte de pesquisa de novas variações de seringueiras resistentes ao mal das folhas, causado por um fungo que atinge este tipo de plantação em climas úmidos como o da região. Doença esta que, se chegar à Ásia, pode comprometer a oferta de borracha natural, já que este continente é responsável por mais de 85% da produção mundial. Nos laboratórios de suas plantações, a Michelin recebe pesquisadores do mundo inteiro.  Ao mesmo tempo, produz e vende, a preço de custo, mudas resistentes e com elevado potencial de produção aos pequenos e médios agricultores da região.

A Michelin também mantém uma usina de beneficiamento, que produz cerca de 12 mil toneladas de borracha natural por ano (aumento de 50%).

No aspecto social, a Michelin desenvolve, com apoio do Banco do Nordeste, da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agropecuário (EBDA) e da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), um programa de agricultura familiar que já beneficiou mais de 1.000 famílias. Neste eixo há também a implantação de um loteamento, o Projeto Nova Igrapiúna, financiado junto à Caixa Econômica Federal, que prevê a construção de 260 novas casas para os trabalhadores, além de instalações de tratamento de água, postos médicos e escolas.

Em parceria com a Fundação Odebrecht, a Michelin mantém ainda a Casa Familiar Rural para a formação de jovens filhos de agricultores familiares e apóia a prefeitura de Igrapiúna na melhoria e construção de mais de 200 km de estradas no interior do município.

No contexto ambiental, a Michelin criou uma reserva ecológica, com 3.000 hectares, assegurando a proteção e o enriquecimento da biodiversidade da área. Atualmente, 26 pesquisas, com o apoio da Michelin, estão em andamento na reserva por meio de parcerias com universidades da Bahia e de outros países.

Numa região pobre e com alto índice de desemprego, o Projeto Ouro Verde Bahia é um modelo para o Estado da Bahia e para o Brasil, que pôde ser viabilizado, também, graças às várias parcerias criadas pela Michelin com autoridades locais, ONGs, associações locais e sindicatos, além de bancos e autoridades federais.

Pressão Certa - O Pressão Certa é uma ação global, desenvolvida pela Michelin em mais de 20 países, inclusive no Brasil. Durante a ação, uma equipe especializada Michelin vistoria e calibra gratuitamente a pressão dos pneus dos veículos do público. Em seguida, os técnicos entregam um relatório ao motorista e os cuidados necessários para garantir a sua segurança.

Pesquisas feitas na Europa mostraram que 66% dos motoristas que passaram por um controle de pressão de seus pneus rodavam com baixa pressão. Nos Estados Unidos, o Departamento dos Transportes publicou uma pesquisa indicando que 27% dos carros rodavam nas estradas americanas com pelo menos um dos pneus com baixa pressão.

Além de contribuir para a diminuição dos acidentes, a pressão correta dos pneus também interfere no consumo de combustível. Estimativa divulgada na França calcula que se todos os automóveis do país trafegassem com pneus corretamente calibrados seriam economizados 2% do consumo anual de combustível (cerca de 500 milhões de litros).

Os cuidados com a pressão certa dos pneus se refletem ainda no meio ambiente, pois a baixa pressão dos pneus provoca diminuição em sua vida útil, que pode ter seu rendimento quilométrico diminuído em até 30%. Com isso, os pneus devem ser trocados com mais frequência e, consequentemente, mais carcaças serão descartadas.

Projeto Mobilidade Sustentável do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD)- A Michelin não se preocupa apenas em criar novos produtos e serviços. O Grupo também se engaja em vários projetos que visam a desenvolver a mobilidade sustentável, a exemplo da Convenção Mobilidade Sustentável na Renovação Urbana, que acontece no Brasil.

Assim, o Grupo Michelin participa do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), uma associação sediada em Genebra, que reúne cerca de 200 empresas internacionais comprometidas com o desenvolvimento sustentável. Entre os projetos com apoio da empresa está o Tire Industry Project, que conta com a participação dos principais fabricantes de pneus e busca desenvolver uma base de conhecimento em comum sobre os impactos das partículas de desgaste e dos materiais utilizados na fabricação dos produtos.

O WBCSD conta também com apoio da Michelin no projeto Mobility for Development, que visa a avaliar a contribuição da mobilidade no desenvolvimento econômico dos países emergentes. Em maio deste ano, foi realizada em São Paulo uma jornada de diálogo e conscientização sobre o tema com os representantes do governo e do setor privado. A jornada anterior havia acontecido na abertura do Michelin Challenge Bibendum, em novembro de 2007, em Xangai, na China.

Global Road Safety Partnership (GRSP) para segurança no trânsito - Ao lado de 11 empresas do setor de transportes, a Michelin é membro ativo do Global Road Safety Partnership (GRSP) desde 2003, e atualmente ocupa a sua presidência. Esta associação reúne governos, organizações internacionais, ONGs e empresas multinacionais.

O GRSP tem participação ativa em países emergentes, como Brasil, China, Costa Rica, Gana, Hungria, Índia, Namíbia, Polônia, Romênia e Rússia, nos quais oferece apoio aos programas de segurança rodoviária: melhoria na infraestrutura das estradas, novas normas e regulamentações, treinamentos especializados e programas educativos.

Em 2005, a Michelin, em conjunto com mais seis empresas, investiu US$ 10 milhões para iniciar o Global Road Safety Initiative (GRSI), e escolheram o GRSP para implementá-lo. Esta iniciativa tem foco no Brasil, China e Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiático). O objetivo da ação é aproveitar o conhecimento global para trabalhar em conjunto com experts locais em cada uma das regiões.

No Brasil desde 2000, o GRSP desenvolveu ainda uma estratégia de sucesso chamada Proactive Partnership Strategy (PPS), que visa à redução do número de acidentes de trânsito em cidades entre 100 mil e 600 mil habitantes, por meio de parcerias com o governo local, setor privado e ONGs. Jundiaí, no Estado de São Paulo, e Resende, no Estado do Rio de Janeiro, são algumas das cidades que obtiveram os melhores resultados até o momento.

A missão da Michelin é contribuir de maneira sustentável para a mobilidade das pessoas e dos bens. Assim, o Grupo fabrica e comercializa pneus para todo tipo de veículo, incluindo aviões, automóveis, motocicletas, equipamentos de mineração e terraplenagem, caminhões e até mesmo para os ônibus espaciais da NASA. A Michelin também presta serviços online de ajuda à mobilidade (ViaMichelin.com) e edita guias turísticos, de viagem, de hotelaria e de alimentação, mapas e atlas rodoviários. O Grupo, cuja sede é localizada em Clermont-Ferrand (França), está presente em 170 países, emprega 117 mil pessoas no mundo inteiro e possui 68 unidades industriais implantadas em 19 países. [www.michelin.com]

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