Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/12/2009 - 09:19

Baía da Ilha Grande ganha banco de dados online


Centro de Informações Ambientais reúne informações sobre áreas de extrema importância para a conservação da biodiversidade brasileira no Mosaico Bocaina.

A Baía da Ilha Grande ganha na próxima quinta-feira (3 de dezembro) um novo banco de dados online. O lançamento do site [www.esectamoios.com.br] , batizado de Centro de Informações Ambientais da Baía da Ilha Grande, será às 16h na sede da Estação Ecológica de Tamoios, gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Mambucaba, Paraty. No evento, Enrico Marone também exporá fotos, que mostram a beleza (e a riqueza natural) da região.

Com recursos do Programa Costa Atlântica da Fundação SOS Mata Atlântica, a Sociedade Angrense de Proteção Ecológica (SAPÊ) elaborou o projeto “Centro de Informações Ambientais da Estação Ecológica de Tamoios: contribuindo com a conservação da biodiversidade e a sustentabilidade socioambiental da baía da Ilha Grande”. A iniciativa teve como parceiros o ICMBio, através da Estação Ecológica de Tamoios, o Instituto de Biodiversidade Marinha, a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), a Universidade Federal Fluminense (UFF ) e a Associação de Maricultores da Baía da Ilha Grande (AMBIG).

O principal resultado deste trabalho conjunto foi a criação de um banco de dados que reúne boa parte do conhecimento científico existente sobre a baía da Ilha Grande. O projeto teve a coordenação técnica da analista ambiental do ICMBio Adriana Gomes e do professor Joel Creed, da UERJ, conselheiro da ESEC Tamoios e coordenador do mais completo inventário da biodiversidade marinha já realizado para a região.

A baía da Ilha Grande é uma das áreas de importância extrema para a conservação da biodiversidade brasileira e reúne um número significativo de áreas protegidas. . São onze as unidades de conservação, sendo três federais (Parque Nacional da Serra da Bocaina, Estação Ecológica de Tamoios, Área de Proteção Ambiental do Cairuçu), seis estaduais (Reserva Biológica da Ilha Grande, Parque Estadual da Ilha Grande, Reserva Ecológica da Juatinga, Reserva Biológica da Praia do Sul, Parque Estadual Marinho do Aventureiro, Área de Proteção Ambiental dos Tamoios), uma municipal (Área de Proteção Ambiental da Baía de Parati e Saco do Mamanguá) e uma particular (RPPN Gleba do Saquinho de Itapirapuã). Atualmente, excetuando-se a RPPN, todas as demais compõem o Mosaico de unidades de conservação da região da Serra da Bocaina, o Mosaico Bocaina.

A Estação Ecológica de Tamoios compreende uma área total de 8.700 hectares, abrangendo 29 pontos, entre ilhas, ilhotas, lajes e rochedos e o entorno marinho e parcéis, dentro de um raio de 1 (um) km de extensão, de cada uma das respectivas ilhas, ilhotes, lajes e rochedos, localizados no litoral dos municípios de Angra dos Reis e Paraty.

Apesar da importância biológica e do número de unidades de conservação presentes na região, muitas ameaças pairam sobre a baía da Ilha Grande. As unidades de conservação, no geral, ainda apresentam um baixo grau de implementação. O crescimento acelerado, a especulação imobiliária, a ausência de programas consistentes de saneamento ambiental, o turismo predatório, o crescente número de marinas e condomínios na zona costeira, além de práticas predatórias de pesca têm degradado progressivamente a região, diminuindo a qualidade de vida para todos os moradores e visitantes. Os mais atingidos – e mais fragilizados – são justamente as populações tradicionais, usuárias dos recursos naturais, como pescadores artesanais e comunidades caiçaras.

A reunião e sistematização do conhecimento científico sobre a baía da Ilha Grande é uma ferramenta importante que pode subsidiar e orientar a formulação de políticas públicas sustentáveis para esse território.

Por meio do site, o banco de dados está disponível para consulta de qualquer interessado. Para inserção de novos trabalhos, os pesquisadores deverão entrar em contato com o gerenciador do sistema.

. Sede ESEC Tamoios:Rodovia BR 101 km 531,5 – Mambucaba – Paraty – RJ.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira