Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/12/2009 - 11:38

Instituto Aço Brasil e as ações ambientais

De acordo com informações do Instituto Aço Brasil ,as empresas produtoras de aço no Brasil participam de projetos consorciados a nível mundial destinados a desenvolver tecnologias inovadoras de redução de emissão de CO2, no processo siderúrgico.

Dentro do pitem “Mudanças Climáticas”, as rotas de produção demonstram o seguinte: Carvão Mineral/Coque no mundo 63% e Brasil 70%; Sucata no mundo 37% e Brasil 25%; Carvão Vegetal 0% e Brasil 5%.

O IABr ainda reitera que os gases de coqueria e de alto-forno gerados na rota a carvão mineral são aproveitados para co-geração de energia elétrica. A capacidade instalada de co-geração é um pouco acima de 1.000MWh, permitindo gerar montante de eletricidade superior a 7,8 milhões de MWh por ano;

-100% das escórias de alto-forno são utilizadas para produção de cimento, em substituição ao clinquer, reduzindo significativamente as emissões de CO2 desse processo,-continuam.

-A indústria brasileira do aço tem presentemente 11 projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) em operação ou avançado estágio de desenvolvimento.

Metas voluntárias e metas obrigatórias do IABr

A indústria brasileira do aço defende adoção de medidas, em caráter voluntário, de redução/mitigação das emissões de gases de efeito estufa;

Preservação de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, para geração de créditos de carbono para o País;

Realização de estudos para avaliação das oportunidades e riscos à competitividade dos produtos brasileiros, devido a regulamentação nacional e internacional;

Criação de mecanismos de incentivo e de financiamento para o desenvolvimento e transferência de tecnologias que possibilitem a redução das emissões de gases de efeito estufa (UlCUS, biomassa, co-produtos, etc.).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira